Incêndio em edifício na rua João XXI deixa cinco pessoas desalojadas
As chamas que lavraram no segundo andar de um edifício na rua João XXI, entre a Avenida Conde de Margaride e o Estádio D. Afonso Henriques, em São Paio (União de Freguesias de Oliveira do Castelo, São Paio e São Sebastião), causou três feridos ligeiros, transportados para o Hospital Senhora da Oliveira, entre as cinco pessoas desalojadas face à “destruição total” daquele andar.
“O apartamento ficou completamente desabitado (…). O fogo ficou confinado ao segundo andar. Foi a destruição total do apartamento. Tinha muita carga térmica, mas conseguimos resolver [a situação] com os meios que tínhamos”, descreveu aos jornalistas o 2.º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães (BVG), Joaquim Oliveira. “Temos cinco desalojados, mas todos têm retaguarda”. As pessoas desalojadas estão nas casas dos 70 e dos 80 anos.
Mobilizada para o local com 25 operacionais e oito viaturas na sequência de um alerta de explosão, emitido às 17h40, a corporação viu “um apartamento completamente tomado pelas chamas e muito fumo” quando lá chegou e resgatou duas pessoas do segundo andar, através da autoescada para incêndios urbanos, e três pessoas do terceiro, com o auxílio de elementos dos bombeiros, levadas por “precaução” para o hospital. Também os Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas acorreram ao local, com duas viaturas.
Questionado sobre as causas do incêndio, já extinto, Joaquim Oliveira referiu que “os técnicos vão avaliar o que verdadeiramente se passou”. Além dos BVG, deslocaram-se para o local o Serviço Municipal de Proteção Civil, a Polícia Municipal, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Guimarães e a PSP.