skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Iniciativa Cidades e Regiões Circulares tem 12 locais. Guimarães é um deles

Redação
Ambiente \ quinta-feira, setembro 22, 2022
© Direitos reservados
Programa de medidas de transição para economia circular foi lançado pela Comissão Europeia como parte do Plano de Ação para a Economia Circular.

Guimarães é uma das 12 localidades europeias escolhidas com o estatuto de “projeto piloto” no âmbito da Iniciativa Cidades e Regiões Circulares, sendo a única de Portugal com esse estatuto.

Lançado pela Comissão Europeia como parte do Plano de Ação para a Economia Circular, a Iniciativa Cidades e Regiões Circulares apoia as cidades e regiões da Europa na implementação de medidas para a transição para uma economia circular.

Graças ao estatuto de “piloto”, Guimarães irá projetar, implementar e dimensionar soluções sistémicas circulares com o apoio do Gabinete de Coordenação e Apoio da Iniciativa Cidades e Regiões Circulares e os seus Parceiros Associados, num projeto que inclui ainda 25 localidades com o estatuto de “fellow” – são os casos de Matosinhos e da comunidade intermunicipal Viseu Dão-Lafões, em Portugal.

A vereadora com o pelouro do ambiente, Sofia Ferreira, considera que a iniciativa “é mais uma oportunidade para Guimarães partilhar a sua experiência, mas também reforçar o seu conhecimento nestas áreas”.

Até agora, Guimarães apresenta projetos como a valorização de pontas de cigarros e de chicletes, a valorização de resíduos verdes, a reutilização de água das piscinas, o Copo Care – copos reutilizáveis -, o Urgezes Circular, que inclui um armazém de recolha e reparação de produtos em fim de vida na freguesia, como exemplos de transição para a economia circular.

 

Localidades piloto na Iniciativa Cidades e Regiões Circulares

Asker (Noruega)

Capannori (Itália)

Castela & Leão (Espanha)

Flandres (Bélgica)

Gotemburgo (Suécia)

Guimarães (Portugal)

Helsínquia (Finlândia)

Munique (Alemanha)

Podrayje-Maribor (Eslovénia)

Região de Tampere (Finlândia)

Roubaix (França)

Uppsala (Suécia)

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: