skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Investigador da UMinho vai certificar que exploramos o espaço em segurança

Redação
Ciência & Tecnologia \ segunda-feira, julho 05, 2021
© Direitos reservados
Pedro Arezes foi convidado a integrar o painel de revisores da NASA para propostas de investigação sobre as missões humanas no espaço.

Pedro Arezes, catedrático de Engenharia Industrial, presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e diretor nacional do Programa MIT Portugal, foi convidado a integral o painel de revisores da NASA para propostas de investigação sobre as missões humanas no espaço. É o único português entre os 60 cientistas de todo o mundo que integram este restrito painel. O convite surge também na sequência do envolvimento do professor e investigador da Escola de Engenharia da UMinho num trabalho conjunto com o MIT sobre o desenho de fatos espaciais em missões de longa duração, como a missão tripulada a Marte.

O painel de revisores do programa HERO (Human Exploration Research Opportunities) visa avaliar propostas submetidas à NASA para o seu programa de investigação da componente humana na exploração espacial. A saúde e o desempenho da tripulação são fundamentais para o sucesso da exploração humana para além da órbita terrestre. O Programa de Investigação da componente Humana (designado por HRP) investiga e mitiga os maiores riscos para a saúde e desempenho humanos, fornecendo medidas preventivas e tecnologias essenciais para a exploração humana do espaço.

Os riscos considerados incluem quer os efeitos fisiológicos, quer os efeitos no desempenho resultantes da exposição a fatores de risco como a radiação espacial, as oscilações de gravidade e os ambientes extremos, assim como os desafios singulares no apoio médico às missões, os fatores humanos e o desempenho comportamental em missão. 

“É um convite que muito me honra. Pese embora o meu contributo ser limitado, saber que temos uma palavra a dizer no futuro da investigação espacial e das missões espaciais é algo que me motiva especialmente”, diz Pedro Arezes. O grupo de investigação em Ergonomia e Fatores Humanos da EEUM, que coordena, tem vindo a desenvolver vários projetos ligados à segurança e saúde dos trabalhadores, pelo que Pedro Arezes considera “muito gratificante saber que estes projetos contribuirão para minimizar os riscos que os astronautas terão de enfrentar nas próximas missões espaciais, quer nas missões de volta à Lua, quer na tão desejada primeira missão espacial a Marte”. “Sou pai de uma bebé de apenas 8 meses e é aliciante pensar no papel que estas missões poderão ter na sua geração”, acrescenta.

Pedro Arezes, natural de Barcelos e a viver em Guimarães há mais de 30 anos, tem 48 anos e é doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela UMinho. Desde 2019 é presidente da Escola de Engenharia, onde é professor catedrático de Ergonomia e Fatores Humanos. Desenvolveu trabalhos de pós-doutoramento na TU Delft (Holanda), MIT e Universidade de Harvard (EUA). Desde 2016 é também diretor do Programa MIT-Portugal. Há mais de 15 anos que lidera o grupo de investigação em Ergonomia & Fatores Humanos no Centro Algoritmi, onde coordenou e colaborou em mais de 50 projetos de I&D, é autor de mais de 130 artigos em revistas científicas internacionais indexadas, tendo sido premiado ao longo da sua carreira em vários países, como Portugal, EUA, Espanha, Brasil e Turquia.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70