skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Já é mais fácil para pessoas invisuais saberem mais sobre o Paço dos Duques

Redação
Sociedade \ sexta-feira, abril 09, 2021
© Direitos reservados
O site do Paço dos Duques de Bragança está agora dotado de uma solução de leitura de telas, que fornece informações através de síntese de voz sobre os elementos exibidos na tela do computador.

O site do Paço dos Duques de Bragança (www.pacodosduques.gov.pt) está, a partir de abril, dotado de uma solução de leitura de tela, um software utilizado principalmente por pessoas invisuais, que fornece informações através de síntese de voz sobre os elementos exibidos na tela do computador.

"A integração ocorre na sequência de um projeto da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), assegurando a acessibilidade dos sites a pessoas com necessidades especiais, cumprindo o disposto no Decreto-Lei n.º 83/2018, o qual define os requisitos de acessibilidade dos sítios web e das aplicações móveis de organismos públicos, transpondo a Diretiva (UE) 2016/2102", indica através de um comunicado o Paço dos Duques de Bragança.

Na mesma nota informativa, a instituição realça que "a comunicação digital tem sido reforçada, como forma de contato privilegiado com os visitantes, estimulando as visitas aos sites e redes sociais dos museus e monumentos".

O leitor de tela é um software utilizado principalmente por pessoas invisuais, que fornece informações através de síntese de voz sobre os elementos exibidos na tela do computador. O leitor de tela também pode transformar o conteúdo em informação tátil, exibida dinamicamente em Braille por um hardware chamado de linha ou display Braille, servindo, em especial, a usuários com surdo-cegueira. Pessoas com baixa visão e pessoas com dislexia podem, igualmente, fazer uso dos leitores de tela.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: