
Já são conhecidos os projetos vencedores dos Laboratórios de Verão 2025
Foram revelados os quatro projetos artísticos selecionados para a edição de 2025 dos Laboratórios de Verão, programa de apoio à criação promovido pelo gnration, em Braga, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães - CIAJG, em Guimarães, e a Solar – Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde. Catarina Braga, Dora Vieira, Mariana Sardon e Renato Cruz Santos são os artistas selecionados para integrar a 11.ª edição da iniciativa, que recebeu um total de 38 candidaturas.
Nos meses de verão, os quatro artistas vão estar em residência artística no CIAJG e no gnration, onde irão desenvolver os seus trabalhos. As obras resultantes serão depois apresentadas ao público nos três espaços culturais organizadores.
O júri responsável pela seleção foi composto por Luís Fernandes, do gnration, João Terras, do CIAJG, Mário Micaelo, da Solar e Joana Pestana, que também fará o acompanhamento curatorial do projeto.
Entre os trabalhos escolhidos, destaca-se a proposta de Catarina Braga, artista natural de Guimarães, que irá explorar a origem do emoji da planta, percorrendo a internet procura de imagens, arquivos online ou artefactos em coleções internacionais de museus ou herbários digitalizados.Dora Vieira, artista plástica e música, irá criar uma instalação imersiva inspirada em figuras como o golem ou Frankenstein, refletindo sobre a biotecnologia, a fusão entre o orgânico e o sintético, e o corpo humano como território em transformação. Mariana Sardon, artista sonora e construtora de instrumentos e objetos sonoros,eletrónicos e eletroacústicos , irá desenvolver uma obra que cruza instalação e performance, usando circuitos inspirados no sintetizador Cracklebox para gerar sons inesperados. Por fim, Renato Cruz Santos, natural das Caxinas (Vila do Conde), vai trabalhar a relação entre o tempo geológico e a transformação urbana da sua terra natal, baseando-se na imagem de um penedo distante que se vê nas Caxinas no mar.
Criado em 2015, os Laboratórios de Verão procuram potenciar o desenvolvimento de novos trabalhos artísticos originais no território do distrito de Braga e concelho de Vila do Conde. Desde a sua primeira edição, o programa já apoiou mais de 30 projetos e cerca de 50 artistas.