skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Jardim do Monte Latito galardoado com Prémio Bandeira Verde

Redação
Cultura \ quarta-feira, novembro 10, 2021
© Direitos reservados
Júri internacional elogiou a gestão do Jardim do Monte Latito, em Guimarães, e salientou o percurso interpretativo através da nova rota da biodiversidade.

Em virtude de uma candidatura bem sucedida do Município de Guimarães e do Laboratório da Paisagem, o Jardim do Monte Latito foi galardoado com o prestigiado Green Flag Award (Prémio Bandeira Verde). Este prémio é atribuído através de um programa de acreditação internacional que, em todo o mundo, reconhece e recompensa parques e espaços verdes pela sua gestão.

Aquele espaço, que alberga três importantes monumentos nacionais, o Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança e a Igreja de São Miguel e duas árvores classificadas como de interesse público, vê assim reconhecido o esforço efetuado ao longo dos últimos anos.

No seu relatório, o júri internacional elogiou a gestão do Jardim do Monte Latito, visível na limpeza e cuidado verificados. O júri salientou ainda a nova rota da biodiversidade, um trabalho conjunto entre o Município de Guimarães, o Laboratório da Paisagem e o Paço dos Duques de Bragança, que resultou na criação de um percurso interpretativo que permite ao visitante conhecer melhor a flora existente num espaço singular, repleto de história, mas também de biodiversidade.

O Prémio Bandeira Verde (Green Flag Award) teve origem em Inglaterra em 1996, tendo já atribuído o galardão a mais de 2.000 parques públicos, jardins e espaços verdes em 16 países de todo o mundo. O Jardim do Monte Latito integra a lista anunciada, com 29 vencedores de oito países, nomeadamente da Bélgica, França, Alemanha, Países Baixos, Espanha, Suécia e Turquia.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: