Jornalistas vimaranenses vencem prémios de Jornalismo Económico
Os jornalistas vimaranenses Natália Faria, com um trabalho sobre pessoas que vivem com o salário mínimo, e Victor Ferreira, com uma reportagem sobre a Coelima, foram dois dos vencedores dos prémios Santander/NOVA FCSH.
Os dois jornalistas do Público foram premiados na 16.ª edição do prémio que recebeu cerca de 50 candidaturas.
Natália Faria é jornalista desde 1999 e passou pela Rádio Fundação e pelo extinto Povo de Guimarães, onde também escreveu Victor Ferreira. A vimaranense é autora do trabalho “A vida inteira com o salário mínimo. ‘Uma constante dor de cabeça'”, que "abre a porta para as vidas de uma operária têxtil, de uma funcionária num hospital e de uma assistente operacional num centro de acolhimento de jovens em risco a viver com os 665 euros de salário mínimo ilíquido (antes da subida para 705 euros em 2022)", escreve o jornal.
Já o trabalho de Victor Ferreira -- “Coelima: a têxtil que era grande de mais para cair” -- "traça o perfil da empresa de têxteis-lar de Pevidém (Guimarães), uma viagem aos 90 anos de história de um negócio que foi resgatado quando já estava insolvente e em risco de fechar caso não encontrasse novo accionista."