skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Jornalistas vimaranenses vencem prémios de Jornalismo Económico

Redação
Sociedade \ sexta-feira, setembro 09, 2022
© Direitos reservados
Trabalhos sobre a Coelima e salário mínimo valeram a Victor Ferreira e Natália Faria (os dois à esquerda na imagem), ambos jornalistas do Público, reconhecimento dos jurados.

Os jornalistas vimaranenses Natália Faria, com um trabalho sobre pessoas que vivem com o salário mínimo, e Victor Ferreira, com uma reportagem sobre a Coelima, foram dois dos vencedores dos prémios Santander/NOVA FCSH.

Os dois jornalistas do Público foram premiados na 16.ª edição do prémio que recebeu cerca de 50 candidaturas.

Natália Faria é jornalista desde 1999 e passou pela Rádio Fundação e pelo extinto Povo de Guimarães, onde também escreveu Victor Ferreira. A vimaranense é autora do trabalho “A vida inteira com o salário mínimo. ‘Uma constante dor de cabeça'”, que "abre a porta para as vidas de uma operária têxtil, de uma funcionária num hospital e de uma assistente operacional num centro de acolhimento de jovens em risco a viver com os 665 euros de salário mínimo ilíquido (antes da subida para 705 euros em 2022)", escreve o jornal.

Já o trabalho de Victor Ferreira -- “Coelima: a têxtil que era grande de mais para cair” -- "traça o perfil da empresa de têxteis-lar de Pevidém (Guimarães), uma viagem aos 90 anos de história de um negócio que foi resgatado quando já estava insolvente e em risco de fechar caso não encontrasse novo accionista."

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73