Largo da Devesa, em Donim, vai ser recuperado
A Junta da União de freguesias de Santo Estêvão e Donim, juntamente com a comissão fabriqueira de Donim, prepara-se para proceder à intervenção do Largo da Devesa, tendo em vista a renovação da capela e a integração da mesma com o largo.
A comissão fabriqueira de Donim é a responsável pela renovação da estrutura, enquanto a Junta se encarrega da área exterior, que além de repavimentação, vai colocar condutas de águas pluviais para que as águas das superfícies sejam canalizadas pelas condutas.
Segundo Vítor Pais, trata-se de uma intervenção “importante” por se tratar da Capela dos Santos populares, construída nos anos 70 pela população e que naquele largo, junto a essa Capela, se festejava o São João, a segunda festa mais importante de Donim, no 24 de junho. Entretanto, a tradição esmoreceu, “principalmente por causa da emigração”, deixou de haver responsáveis pela festa e a capela começou a degradar.
Além das questões mais óbvias, o presidente da Junta revela a existência de um cruzeiro antigo que pretende restaurar. “Existe há muitos anos, o cruzeiro original em pedra na altura desapareceu e o seu topo foi substituído por um de betão. A base é original, em pedra, mas o topo não, então a ideia é colocar um cruzeiro em pedra para colocar na base original”, partilha o presidente da União de freguesias.