skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Largo da Devesa, em Donim, vai ser recuperado

Carolina Pereira
Freguesias \ quarta-feira, março 24, 2021
© Direitos reservados
A intervenção visa a reabilitação do Largo, onde se festejava uma das mais significativas datas para Donim.

A Junta da União de freguesias de Santo Estêvão e Donim, juntamente com a comissão fabriqueira de Donim, prepara-se para proceder à intervenção do Largo da Devesa, tendo em vista a renovação da capela e a integração da mesma com o largo.

A comissão fabriqueira de Donim é a responsável pela renovação da estrutura, enquanto a Junta se encarrega da área exterior, que além de repavimentação, vai colocar condutas de águas pluviais para que as águas das superfícies sejam canalizadas pelas condutas.

Segundo Vítor Pais, trata-se de uma intervenção “importante” por se tratar da Capela dos Santos populares, construída nos anos 70 pela população e que naquele largo, junto a essa Capela, se festejava o São João, a segunda festa mais importante de Donim, no 24 de junho. Entretanto, a tradição esmoreceu, “principalmente por causa da emigração”, deixou de haver responsáveis pela festa e a capela começou a degradar.

Além das questões mais óbvias, o presidente da Junta revela a existência de um cruzeiro antigo que pretende restaurar. “Existe há muitos anos, o cruzeiro original em pedra na altura desapareceu e o seu topo foi substituído por um de betão. A base é original, em pedra, mas o topo não, então a ideia é colocar um cruzeiro em pedra para colocar na base original”, partilha o presidente da União de freguesias.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: