skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

"Lições Iluminadas" pode ser visitada a partir de 22 de junho

Redação
Cultura \ sexta-feira, junho 18, 2021
© Direitos reservados
Exposição do projeto artístico, que contou com crianças de escolas do concelho, pode ser visitada no Centro Internacional das Artes José de Guimarães a partir de 22 de junho.

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) prepara-se para expôr a 22 de junho pelas 11h00, os resultados da 2ª edição do “Lições Iluminadas”, um projeto artístico desenvolvido pela Educação e Mediação Cultural d´A Oficina, que permitiu a crianças perceber a sua sensibilidade estética.

O projeto, coordenado por Marta Silva e com direção criativa de Rita Senra, foi construído com 11 turmas de crianças do 3º ano do 1º ciclo do ensino básico, pertencentes aos agrupamentos escolares do concelho de Guimarães.

Ao longo de quatro sessões em grupo, e numa relação de contínua troca de pensamentos, foram abordadas ideias chave da história da arte: para que servem os museus, quem são afinal os artistas, mas, acima de tudo, sobre como nos podemos tornar pessoas mais sensíveis às coisas que não se traduzem somente em palavras. A iniciativa começou com uma visita à coleção permanente do CIJG e desenrolou-se com três oficinas no espaço da sala de aula de cada uma das escolas, transformado especialmente para estes momentos.

Depois de uma primeira edição interrompida pelos contextos de confinamento impostos pela situação pandémica, esta é a primeira vez que este projeto vê concluído o caminho do seu processo criativo. 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70