skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
16 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Luís Lisboa: Pontevedra é exemplo para Guimarães a nível de mobilidade

Redação
Política \ segunda-feira, julho 12, 2021
© Direitos reservados
Luís Lisboa, candidato do Bloco de Esquerda à presidência da Câmara Guimarães, visitou Pontevedra, na Galiza, para perceber a revolução que foi feita na mobilidade urbana deste território.

“Um bom exemplo de território pensado para as pessoas”, segundo Luís Lisboa, que considera que há duas dezenas de anos a cidade espanhola deparava-se com os mesmos problemas de Guimarães.

Graças a várias medias implementadas foi possível proceder à “domesticação automóvel”, com a retirada dos veículos do centro para a periferia. “O objetivo do plano de mobilidade era a retirada dos automóveis do centro da cidade, para melhorar a qualidade de vida das pessoas, facilitando principalmente a circulação de crianças e pessoas com mobilidade condicionada”, dá conta o Bloco de Esquerda.

No final da visita, o candidato destacou a importância do “planeamento da mobilidade a pensar nas pessoas para a criação de espaços de fruição e sociabilização”. “Apesar da existência de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, que atribui prioridade à circulação pedonal, ciclável e através de transportes coletivos, as obras municipais continuam a privilegiar o alcatrão para os automóveis”, aponta.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: