skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
17 agosto 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Mónica Silva termina maratona dos Campeonatos da Europa no 44.º lugar

Redação
Desporto \ segunda-feira, agosto 17, 2026
© Direitos reservados
Vimaranense foi uma das três portuguesas na prova decorrida em Birmingham, no Reino Unido, este domingo, vencida pela finlandesa Alisa Vainio.

Aos 26 anos, Mónica Silva correu este domingo a segunda maratona da carreira e logo nos Campeonatos da Europa de atletismo. Em Birmingham, cidade do Reino Unido anfitriã da competição que se desenrolou entre 10 e 16 de agosto, a vimaranense foi 44.ª classificada entre 52 atletas que partiram para a maratona feminina, ao completar os pouco mais de 42 quilómetros em 2h46m06, a mais de 23 minutos da vencedora, a finlandesa Alisa Vainio, que bateu o recorde dos Campeonatos, com a marca de 2h22m26.

A atleta do Clube Desportivo de São Salvador do Campo, localizado no concelho de Santo Tirso, foi uma das três portuguesas em competição: Vanessa Carvalho finalizou a corrida em 2h35m50, obtendo o 24.º lugar, e Sara Duarte em 2h41m13, que lhe valeu a 38.ª posição.

Numa declaração gravada pela Federação Portuguesa de Atletismo, a fundista de Guimarães mostrou-se feliz pela estreia nuns Campeonatos da Europa, agradeceu o apoio da família e do seu grupo de treino e confessou não ter tido as melhores sensações enquanto corria.

“Estar num Campeonato da Europa na minha segunda maratona é um orgulho para mim. O percurso era bastante exigente. Não me senti muito bem, mas sinto que dei tudo o que tinha para dar hoje. Estou muito orgulhosa da minha equipa e das minhas colegas”, referiu.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo