Misericórdia próxima de adquirir carrinha: “A comunidade ajudar é bonito”
A Santa Casa da Misericórdia de Guimarães organizou na passada sexta-feira aquele que foi o seu primeiro jantar solidário, tendo como objetivo a angariação de fundos para a compra de uma carrinha adaptada que permitirá melhorar o transporte dos utentes da instituição.
Com cerca de três centenas de pessoas presentes neste evento de cariz solidário, considerado pela organização “um sucesso”, a instituição está agora mais próxima de conseguir a verba necessária para a aquisição da carrinha e, dessa forma, proporcionar um transporte mais capaz dos seus utentes.
Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, marcou presença no evento, destacando-o como um momento “particularmente feliz”. "Vivemos um momento particularmente feliz, em que a comunidade se agrega para ajudar uma instituição que nasceu na comunidade. A comunidade de Guimarães ajudar a sua instituição é algo que é completamente bonito e importante que seja realçado".
Em representação do município, a vice-presidente Adelina Pinto realçou a profunda ligação da instituição à cidade e à sua história: "Quero expressar a minha gratidão à Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, por estes 500 anos de história, esta história de olhar os mais frágeis, esta história que ajudou Guimarães a ser o que é hoje. Esta Santa Casa que tem esta pluralidade mas que também tem esta costela no turismo, esta costela na cultura, esta costela em toda esta parte envolvente da cidade".
Outra das presenças notadas foi a secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, que destacou a importância das Misericórdias no apoio social, sobretudo durante momentos críticos como a pandemia. Segundo a governante, o papel destas instituições foi essencial para evitar uma crise ainda mais grave: "Acho que ninguém tem dúvidas do papel destas instituições, mas se dúvidas houvesse, acho que o que vivemos na altura da pandemia mostrou que se não fossem as instituições, a situação poderia ser bem mais grave. E portanto, vocês estão de parabéns, merecem todo o apoio e todo o reconhecimento."
A governante reforçou ainda que o objetivo do Governo é atingir uma comparticipação de 50% para estas instituições, garantindo assim a sustentabilidade dos serviços prestados e assegurando uma maior previsibilidade nas atualizações de financiamento.
A noite solidária foi também marcada por um momento musical proporcionado pelo artista Zé Miguel, que animou os presentes.