skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Santa Casa da Misericórdia inaugura galeria com 20 retratos de benfeitores

Redação
Cultura \ quarta-feira, novembro 01, 2023
© Direitos reservados
Cerimónia decorreu na terça-feira, ao final da tarde, no Convento de Santo António dos Capuchos. Os retratos foram restaurados com apoio do Fundo Rainha Dona Leonor, criado pela Santa Casa de Lisboa.

O percurso museológico do Convento de Santo António dos Capuchos, edifício pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, abriu as portas reforçado nesta terça-feira, com uma galeria que expõe 20 retratos de benfeitores, pessoas que contribuíram para o sustento de uma instituição com mais de 500 anos.

A inauguração da designada Galeria de Benfeitores deu-se ao final da tarde, com as presenças do provedor da Misericórdia de Guimarães, Eduardo Leite, do vereador da Câmara Municipal de Guimarães para a cultura, Paulo Lopes Silva, bem como de Mariano Cabaço, diretor do gabinete de Património Cultural da União das Misericórdias Portuguesas, e de Inês Dentinho, administradora executiva do Fundo Rainha Dona Leonor, entidade criada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que apoiou as obras de conservação e restauro desses 20 retratos.

“Nós temos 28 obras na área do património histórico apoiadas pelo Fundo Rainha Dona Leonor, em 28 Misericórdias, e esta é diferente. Este foi um investimento muito interessante, porque é um investimento de gratidão, e a gratidão é uma coisa rara. Esta galeria é muitíssimo pedagógica porque eu creio que se valorizarmos quem nos apoia, esses apoios continuarão a surgir”, vincou Inês Dentinho, citada pelo comunicado da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães.

A entrada no percurso museológico no Convento de Santo António dos Capuchos é gratuita até 04 de novembro, sábado, numa altura em que se assinalam os seus 15 anos. Esse percurso inclui ainda a igreja, na qual se destaca a sacristia do século XVIII, o claustro, pátios e corredores.

 

Eduardo Leite, Mariano Cabaço, Paulo Lopes Silva e Inês Dentinho na inauguração © SCMG

Eduardo Leite, Mariano Cabaço, Paulo Lopes Silva e Inês Dentinho na inauguração © SCMG

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73