skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Moreno e o “prazer enorme” de ver os seus atletas crescer

Redação
Desporto \ sábado, maio 27, 2023
© Direitos reservados
No final do jogo que concluiu a temporada 2022/23, Moreno afirmou-se “muito orgulhoso” do “grupo fantástico” que lidera e reitera um Vitória “mais bem preparado do que há 10 meses”.

Face ao contexto em que o Vitória SC preparou a época agora terminada, Moreno defende que “ninguém acreditaria há 10 meses” no apuramento do clube para as competições europeias. A 27 de maio de 2023, o apuramento para a segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa é uma realidade, embora o desaire deste sábado com o FC Porto (3-0) tenha atirado os homens de Guimarães do quinto lugar para o sexto lugar, por troca com o Arouca, vitorioso em Portimão (2-0).

O objetivo só foi concretizado graças a “um ‘staff’ que nunca permitiu que faltasse nada”, a “uma administração que deu sempre todo o apoio” e a “um grupo de atletas fantástico” que cresceu ao longo da temporada, individual e coletivamente.

“Uma coisa que me dá prazer enorme ver é o crescimento que os atletas tiveram ao longo desta época. Ninguém esperava que o Dani [Silva] tivesse o rendimento que teve e que aparecesse da forma como apareceu. Como ele, temos ainda [Miguel] Maga, [Ibrahima] Bamba e Afonso [Freitas]. Os nomes mais experientes que temos neste grupo também fizeram uma época fantástica, mas isto dá-me satisfação e suporte para a nova época”, reiterou, na conferência de imprensa que se seguiu ao embate no Estádio do Dragão.

Convencido de que “não há muito a falar” sobre um jogo “condicionado” bem cedo, devido à expulsão de Tomás Händel. O FC Porto chegou ao intervalo a vencer por 3-0, com dois golos em contra-ataque, e o desafio lançado por Moreno para a segunda parte foi o de manter a baliza a zeros.

“Ao intervalo, disse aos jogadores que é muito difícil estar em campo nestes contextos. O desafio que lhes lancei era não sofrer mais golos na segunda parte. Recordo-me de uma oportunidade do Taremi e não vi mais. Eles responderam de forma positiva. Estive com medo do avolumar do resultado, mas grupo não merecia sair de cá com esse desfecho”, vincou.

O técnico de 41 anos defendeu ainda que o Vitória está “mais bem preparado” para enfrentar os desafios do futebol profissional do que há 10 meses, quando substituiu Pepa no comando técnico, a afirmou-se pronto para alcançar o Nível IV de treinador. “O Vitória de Guimarães estará bem mais preparado para a próxima época do que há 10 meses. Agora a dificuldade deste campeonato é muito grande. É tempo de descansar, mas o meu descanso será a partilhar ideias com mais treinadores para tirar o quarto nível. Felizmente, lá estarei”, vincou.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: