skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
22 janeiro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Nacionais de Corta-Mato em Guimarães: esperados mais de mil atletas

Bruno José Ferreira
Desporto \ terça-feira, novembro 12, 2024
© Direitos reservados
Principal prova nacional de corta-mato regressa a Guimarães, sendo esperados mais de mil atletas. Primeiro evento da Federação na presidência do vimaranense Domingos Castro.

Guimarães recebe no próximo dia 24 de novembro – domingo – a 101.ª edição no Campeonato Nacional de Corta-Mato, uma prova de atletismo que reunirá mais de um milhar de atletas, desde os juvenis até veteranos, no Parque da Cidade Desportiva, com final na Pista de Atletismo Gémeos Castro.

Será o primeiro grande evento da Federação Portuguesa de Atletismo sob a presidência do vimaranense Domingos Castro, que fez questão de salientar isso mesmo, satisfação por “realizar o primeiro grande evento em Guimarães, na minha cidade”.

“Vamos ter aqui o corta-mato longo, que serve de preparação para o Campeonato da Europa – realiza-se em dezembro na Turquia – e esta será a principal prova de observação e de seleção”, destacou, dizendo que são esperadas 4 a 5 mil pessoas em Guimarães para acompanhar este evento.

Domingos Castro apelou à presença “em massa dos vimaranenses” para abrilhantar a prova: “É a mais importante a nível nacional de corta-mato, o presidente é vimaranense e decorre nesta infraestrutura fantástica. Não é por acaso que é aqui, apelo aos vimaranenses para virem assistir”, disse.

O também vimaranense Manuel Pacheco, presidente da Associação de Atletismo de Braga, demonstrou “agrado” por receber esta prova em Guimarães, mas lembrou ao mesmo tempo a “responsabilidade” que acarreta, recordando que o ano passado terminaram a prova mais de 1200 atletas nos vários escalões. É esperado um número similar de atletas este ano num “percurso com excelentes condições, com esta infraestrutura, a Pista Gémeos Castro”, salientou.

O município de Guimarães é um dos parceiros na realização dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato, esperando Nelson Felgueiras que “Guimarães seja a capital do desporto” no dia 24. O vereador com o pelouro do desporto lembrou a dinâmica da cidade em acolher “grandes eventos desportivos, porque tem infraestruturas que dão resposta para isso”, destacando a “dinâmica social e económica que o evento trará a Guimarães, com milhares de pessoas”.

Domingos Castro conta no currículo com cinco títulos nacionais, metade dos alcançados por Carlos Lopes, atleta com mais títulos. Na variante feminina Rosa Mota é a atleta com mais títulos, oito, seguindo-se a também vimaranense Dulce Félix com mais presenças.

Esta será, no mínimo, a quarta vez que os nacionais de corta-mato se realizam em Guimarães, a terceira neste espaço contíguo à Pista de Atletismo Gémeos Castro, no Parque da Cidade Desportiva.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #86