skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

NE25A interrompe atividade. Mas “vale sempre a pena lutar pela liberdade”

Redação
Cultura \ quarta-feira, dezembro 01, 2021
© Direitos reservados
Movimento que há treze anos celebrava e exaltava os valores da democracia e da liberdade entende que a sua atividade não podia continuar a ser organizada "num fio de navalha".

O Núcleo de Estudos 25 de abril (NE25A), movimento que desde 2009 se dedica aos valores da Democracia e da Cidadania, desenvolvendo as suas atividades com jovens de todos os níveis de ensino, interrompeu as suas atividades de cariz anual.

Iniciado em Caldas das Taipas, tendo Amadeu Faria como coordenador, este movimento desenvolveu nos últimos anos várias atividades, interagindo com escolas de todo o concelho através de debates, palestras e várias iniciativas que trouxeram a Guimarães individualidades reconhecidas na intervenção democrática.

Contudo, as atividades anuais “que já se estavam a tornar um saudável hábito para as comunidades” segundo missiva assinada por Amadeu Faria enviada às redações, “não podem continuar a ser organizadas num fio de navalha, cada vez mais fino e cada vez mais instável”. 

“Muito fizemos abrigados neste chapéu protetor que é o Núcleo de Estudos 25 de abril. Mas sentimos ser a hora de fazer uma paragem! Todos os projetos têm o seu início, meio e fim... e é chegada a hora de interrompermos as atividades de cariz anual deste projeto. Orgulhamo-nos de não ter terminado no ano em que se iniciou a pandemia, nem sequer no ano de 2020, com todas as condicionantes ainda existentes. Num ano em que tivemos momentos que nos levaram a pensar se valia a pena, os membros do NE25A chegaram à conclusão que...vale sempre a pena lutar pela democracia e pela liberdade; mas que a interrupção das atividades de cariz anual e que já se estavam a tornar um saudável hábito para as comunidades, não podem continuar a ser organizadas num fio de navalha, cada vez mais fino e cada vez mais instável”, aponta o NE25A.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: