skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

O Diabo anda à solta no Museu de Alberto Sampaio. E todos podemos visitá-lo

Pedro C. Esteves
Cultura \ sexta-feira, abril 23, 2021
© Direitos reservados
A "Expo Diabólica" chega ao museu em maio e a entrada é gratuita. A olaria de Barcelos é protagonista nesta mostra centrada no mafarrico, presença assídua na cultura popular portuguesa.

O Diabo, o belzebu, o mafarrico. Presença assídua na cultura popular portuguesa e nas manifestações artísticas deste território, a travessia invade o Museu Alberto Sampaio durante o mês de maio. "Expo Diabólica – Uma Expressão da Cultura Popular" é inaugurada em 1 de maio e pode ser vista até ao final do mês. Trata-se de uma "coleção particular, pertença de Fernando Capela Miguel, composta por obras, todas elas, criadas em Barcelos por artesãos locais".

A entrada é gratuita para os que querem ver o "Diabo à solta", numa exposição onde também será possível "admirar peças de olaria representativas do demónio e das diversas formas que assume, assim como um conjunto de ilustrações alusivas, da autoria de Salgado Almeida", informa o Museu Alberto Sampaio.

O Diabo, figura controversa da mitologia universal, ganha assim protagonismo em Guimarães. Durante todo o mês, na Sala do Capítulo,  a olaria de Barcelos, atividade artesanal enraizada no território minhoto, será um meio para mostrar que, como diz o povo, "o Diabo não é tão feio quanto se pinta"

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70