skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Aqui nasceu Portugal: Torre da Alfândega visitável dentro de um ano

Redação
Cultura \ segunda-feira, setembro 26, 2022
© Direitos reservados
Será possível aceder até ao terraço com vista sobre a Alameda, Toural, Rua do Anjo, Castelo, Paço dos Duques, Palácio Vila Flor. Será colocado um ascensor panorâmico.

Iniciam-se esta semana as obras de requalificação da Torre da Alfândega, nomeadamente a segunda fase, sendo que dentro de sensivelmente um ano será possível visitar o interior do icónico local no qual consta a inscrição “Aqui Nasceu Portugal”.

Orçado em 1,5 milhões de euros, este projeto iniciou-se em 2020, mas, segundo o município, “foram suspensas por questões de segurança”. Verificados os constrangimentos, tratando-se de um Monumento Nacional, a Câmara Municipal em conjunto com os autores do projeto, empreiteiro e técnicos da DRCN procederam à reformulação do projeto de arquitetura.

A obra tem o prazo de execução de um ano, passando a ser possível aceder até ao terraço com vista sobre a Alameda, Toural, Rua do Anjo, Castelo, Paço dos Duques, Palácio Vila Flor.

“A torre terá uma utilização pública destinada a núcleo expositivo/interpretativo da muralha e suas torres defensivas. Será colocado ainda um ascensor panorâmico que permitirá a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, bem como proporcionar uma leitura diferente do interior da torre”, aponta a Câmara Municipal de Guimarães.

A obra de “Refuncionalização do edifício da Torre da Alfândega” é financiada a 85% no âmbito da candidatura ‘15 anos de Guimarães Património Mundial: valorização, conservação e promoção’.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: