skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Oficinas, livro e Vitória no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Redação
Sociedade \ quinta-feira, dezembro 02, 2021
© Direitos reservados
Em curso há um mês, com a adaptação de brinquedos para crianças com necessidades especiais, o programa segue com a apresentação de um livro na sexta-feira, oficinas em escolas e o apoio do Vitória SC.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, inscrito no calendário a 03 de dezembro, começou a assinalar-se em Guimarães há um mês com uma campanha de angariação de brinquedos a favor do Laboratório de Robótica e Eletrónica Industrial da Universidade do Minho, incumbido de os adaptar a crianças com necessidades especiais, e prossegue na primeira quinzena deste mês, a começar pela apresentação de um livro, informa a Câmara Municipal de Guimarães.

Escrita por Cândida Proença, a obra Cicatrizes no corpo e na alma é apresentada nesta sexta-feira a partir das 11h00, no Paço dos Duques de Bragança, com a presença da vereadora da Ação Social, Paula Oliveira. À tarde, a partir das 15h00, uma comitiva do Vitória SC desloca-se ao Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, vocacionado para as pessoas com necessidades especiais, junto ao antigo hospital, em Azurém.

O contributo do maior emblema desportivo do concelho no âmbito destas comemorações estende-se aos jogos da equipa B com o Felgueiras, a 05 de dezembro, às 11h00, e da formação principal com o Tondela, às 18h00 de 11 de dezembro, nos quais os utentes das instituições de apoio à deficiência do concelho e os alunos dos agrupamentos de escolas terão a oportunidade de entrar no relvado com os jogadores.

O programa inclui ainda a criação de uma música alusiva à deficiência com o cantor Marco Génio, que entrará no seu próximo álbum, Causas, já em curso desde 15 de novembro em nove instituições de Guimarães, e as oficinas designadas “Trocar por Miúdos”, nos agrupamentos de escolas de Abação, Fernando Távora, Taipas e João de Meira, com coordenação da Plural & Singular, publicação periódica dedicada aos assuntos da deficiência e da inclusão.

A 09 de dezembro, há uma visita guiada à fábrica de adaptação de brinquedos, na Sociedade Martins Sarmento.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70