skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

São Francisco recebe Orquestra de Guimarães. Desta vez para celebrar Brahms

Redação
Cultura \ quinta-feira, junho 01, 2023
© Direitos reservados
Orquestra regressa à primeira peça que interpretou para homenagear compositor do romantismo, de meados do século XIX, na sexta-feira à noite. Pianista Luís Miguel Magalhães atua como solista.

O “Concerto para piano e orquestra n.º 1 em ré menor” foi a primeira obra que a Orquestra de Guimarães alguma vez interpretou, em setembro de 2014, aquando da sua estreia. Nove anos depois, a formação dirigida pelo maestro Vítor Matos regressa à obra para assinalar o 190º aniversário do nascimento do compositor alemão Johannes Brahms, um dos nomes maiores do romantismo do século XIX.

O espetáculo está marcado para as 21h30 de sexta-feira, na Igreja de São Francisco, e terá como solista o conceituado pianista português Luís Miguel Magalhães, radicado da África do Sul.

Na segunda parte, dando continuidade à temática do período romântico, a oarquestra propõe a "Sinfonia no 4 em Lá maior" de F. Mendelssohn, uma exuberante obra orquestral que o compositor definiu como “a mais bela peça que alguma vez escreveu”.

Criada em 2014, a Orquestra de Guimarães conta já com mais de uma centena de concertos realizados.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: