skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Paço dos Duques em obras: reabilitação da receção, cafetaria e sanitários

Redação
Cultura \ quarta-feira, junho 15, 2022
© Direitos reservados
Objetivo é dotar o monumento nacional de “áreas de acolhimento modernas e bem equipadas” para servir de forma mais eficaz os milhares de visitantes.

As obras de beneficiação da receção do Paço dos Duques já decorrem, estando prevista a reabilitação da receção, cafetaria e instalações sanitárias deste monumento nacional afeto à Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Em nota enviada à imprensa esta entidade dá conta que “a intervenção contempla a conservação, beneficiação, ampliação e modernização das áreas de receção, instalações sanitárias e cafetaria que atualmente não se adequam ao enorme fluxo de visitantes e não possuem qualidade para continuarem em utilização”.

A intervenção contempla os seguintes trabalhos: intervenção de consolidação e estabilização do edificado; tratamento dos revestimentos das paredes e tetos; requalificação das caixilharias; revisão e modernização das infraestruturas (águas, águas residuais, eletricidade, aquecimento); modernização das instalações sanitárias; colocação de mobiliário. 

De acordo com a DRCN esta trata-se da segunda fase de um projeto mais amplo que pretende “dotar esta unidade museológica de uma nova loja”, tendo como grande objetivo “dotar o Paço dos Duques de áreas de acolhimento modernas e bem equipadas, as quais permitirão seguramente um eficiente e eficaz serviço a prestar ao público nacional e estrangeiro, que seja propiciador da criação das necessárias e prementes condições de acessibilidade, bem-estar e bem servir os milhares de visitantes que anualmente aqui se deslocam”.

Esta intervenção insere-se no âmbito de uma candidatura para requalificação e valorização do Paço dos Duques de Bragança, com um valor global de 281.763,31 €, apresentada pela DRCN.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70