Padel na Plataforma para “capitalizar Guimarães como destino turístico”
A partir desta quarta-feira, até ao próximo domingo, Guimarães é a capital nacional do padel, ao organizar o Open Embelezart, uma prova a contar para o calendário oficial da Federação Portuguesa de Padel com um prize money de 15 mil euros que atraiu até à nossa cidade perto de 700 praticantes da modalidade.
Em parceria com o Lipe Padel, e com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, a Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) assumiu a organização do evento que contará com uma considerável vertente social, tal como é apanágio deste desporto. O campo central está instalado na Plataforma das Artes e da Criatividade.
“Este torneio nasce de uma ideia que a AVH gostou, agarrou e quis muito trazer para Guimarães, para Portugal – é uma competição internacional – e para o espaço público. O objetivo é capitalizar Guimarães enquanto destino turístico e, no fundo, trazer gente à cidade”, começou por dizer José Diogo Silva, presidente da AVH.
Em representação do município, a vereadora Sofia Ferreira manifestou uma “enorme satisfação” por ver uma associação como a AVH a organizar eventos capazes de “atrair pessoas” e de “interesse para a dinamização económica e turística de Guimarães”.
Hotéis com ocupação entre 85 e 90%
A vereadora destacou o facto de estarmos perante “um evento internacional” a realizar num “local emblemático no coração da cidade”. “Guimarães tem um conjunto de atratividades para quem nos visita, este evento ajuda a reforçar a nossa notoriedade”, atirou.
Ao todo o Open Emblezart conta com 692 inscritos, sendo que destes quase 700 participantes a maioria (70%) é de fora de Guimarães. Os principais rostos da modalidade em Portugal estarão presentes no evento, assim como participantes de Espanha, Argentina e vários pontos do país.
Luís Reis, diretor do torneio, destaca precisamente a presença dos “principais praticantes do país, o que ajuda a engrandecer” a prova cujas finais se disputam no domingo no campo principal, na Plataforma das Artes e da Criatividade.
A finalizar, José Diogo Silva reforçou a ideia que este evento permite a “dinamização de Guimarães enquanto destino turístico”, adiantando que os hotéis vimaranenses estão com uma taxa de ocupação entre os 85% e os 90%.
Vertente solidária permite ajudar os Bombeiros de Guimarães
Para lá da componente desportiva, turística e de dinamização da cidade, o Torneio Embelezart Open conta também com uma vertente solidária, uma vez que será possível ajudar os Bombeiros de Guimarães.
Equipas da corporação estarão presentes no decorrer do torneio com uma campanha de angariação de novos sócios, assim como sorteará rifas em que serão sorteados produtos de padel. “Temos tido da AVH um parceiro de excelência que responde sempre afirmativamente às nossas solicitações. É para nós gratificante estar ao lado de parceiros como este, que ajudam a inovar, a diversificar e a ter eventos disruptivos na agenda de Guimarães”, sustentou João Pedro Castro, presidente dos Bombeiros de Guimarães.