Paixão em Guimarães: por museus e igrejas há um percurso expositivo
São dezanove espaços da cidade, entre igrejas e museus, a convidar a um périplo à descoberta. No âmbito da programação “Da Quaresma à Páscoa”, a iniciativa Paixão em Guimarães volta a realizar-se entre 15 e 30 de março.
Será possível conhecer um conjunto coerente de peças de elevado valor artístico, relacionadas com o tema da Paixão de Cristo, em vários locais da cidade, entre igrejas, museus e outros pontos de interesse patrimonial.
O Museu de Alberto Sampaio, além de organizar, integra também este percurso expositivo e, este ano, apresenta aos seus visitantes um crucifixo trabalhado em madeira, marfim e prata, e ainda duas jarras em faiança, datadas do século XVIII, alusivas a Nossa Senhora das Dores.
Em cada igreja ou museu, o visitante poderá apreciar, então, três peças do acervo dessas instituições e receber um marcador de livros. A entrada nos espaços é gratuita. Esta iniciativa integra o programa “Da Quaresma à Páscoa”, que inclui celebrações religiosas, o Festival Internacional de Música Religiosa, os Fins de Semana Gastronómicos.