skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Paixão em Guimarães: por museus e igrejas há um percurso expositivo

Redação
Cultura \ sexta-feira, março 08, 2024
© Direitos reservados
De 15 a 30 de março, no âmbito da programação “Da Quaresma à Pascoa” um périplo para fazer entre dezanove locais: entre igrejas e museus, cada um trem três pelas para mostrar num percurso expositivo.

São dezanove espaços da cidade, entre igrejas e museus, a convidar a um périplo à descoberta. No âmbito da programação “Da Quaresma à Páscoa”, a iniciativa Paixão em Guimarães volta a realizar-se entre 15 e 30 de março.

Será possível conhecer um conjunto coerente de peças de elevado valor artístico, relacionadas com o tema da Paixão de Cristo, em vários locais da cidade, entre igrejas, museus e outros pontos de interesse patrimonial.

O Museu de Alberto Sampaio, além de organizar, integra também este percurso expositivo e, este ano, apresenta aos seus visitantes um crucifixo trabalhado em madeira, marfim e prata, e ainda duas jarras em faiança, datadas do século XVIII, alusivas a Nossa Senhora das Dores.

Em cada igreja ou museu, o visitante poderá apreciar, então, três peças do acervo dessas instituições e receber um marcador de livros. A entrada nos espaços é gratuita. Esta iniciativa integra o programa “Da Quaresma à Páscoa”, que inclui celebrações religiosas, o Festival Internacional de Música Religiosa, os Fins de Semana Gastronómicos.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: