skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Paulo Lopes Silva e Nelson Felgueiras são novidades na lista do PS

Tiago Mendes Dias
Política \ sexta-feira, julho 30, 2021
© Direitos reservados
Os dois nomes são, respetivamente, o número três e o número cinco na lista aprovada pela Comissão Política Concelhia, na quinta-feira. Ricardo Costa e Fernando Seara de Sá estão de saída.

No poder há 32 anos, o PS de Guimarães definiu e aprovou a lista para se apresentar às Eleições Autárquicas de 26 de setembro, sobressaindo as entradas de Paulo Lopes Silva e de Nelson Felgueiras para a primeira metade do elenco de 11 candidatos efetivos ao efetivo municipal e as saídas de Ricardo Costa, atual vereador do Desenvolvimento Económico e do Desporto, entre outros pelouros, e de Fernando Seara de Sá, o ainda responsável pelo Urbanismo e pelo Centro Histórico.

O rejuvenescimento é assim uma das marcas da terceira e última candidatura a Santa Clara liderada por Domingos Bragança. Aos 33 anos, Paulo Lopes Silva é o número três da lista, depois de um mandato como adjunto da vice-presidente Adelina Paula Pinto, a número dois de novo; nos últimos quatro anos, o socialista trabalhou sobretudo na área da cultura. Era ainda o líder da bancada do PS na Assembleia Municipal. Mestre em Engenharia de Sistemas pela Universidade do Minho, Paulo Lopes Silva foi ainda o líder do departamento nacional de dados no PS nacional entre julho de 2012 e dezembro de 2014, quando António José Seguro era o secretário-geral.

Já Nelson Felgueiras, de 31 anos, é o número cinco da lista rosa. Natural de Caldas das Taipas, licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra, sendo o líder da Federação da Juventude Socialista (JS) do distrito de Braga. Foi ainda presidente da Comissão Nacional da JS entre 2018 e 2020 e já integrou as listas socialistas pelo distrito de Braga à Assembleia da República nas Eleições Legislativas. Estreou-se numa reunião da Câmara Municipal de Guimarães em 23 de dezembro de 2019, então em substituição de Fernando Seara de Sá.

A ordem dos 11 candidatos efetivos do PS é assim Domingos Bragança, Adelina Paula Pinto, Paulo Lopes Silva, Paula Oliveira, Nelson Felgueiras, Sofia Ferreira, Ana Cotter, Miguel Oliveira, Firmino Lopes, Rita Pereira e Paulo Bessa. Há ainda seis suplentes: Alexandra Ferreira, Madalena Magalhães, Paulo Esteves, Marisa Lima, Ana Rita Oliveira e Carlos Coimbra. A proposta foi aprovada com 47 votos a favor, 16 contra e duas abstenções.

 

Ricardo Costa e Fernando Seara de Sá

O PS tem atualmente seis vereadores, estando dois deles ausentes da próxima candidatura autárquica. Ricardo Costa está de saída após dois mandatos sobretudo ligados à área económica, apesar dos sistemas de informação e inteligentes e do desporto serem igualmente pelouros sob a sua alçada. Licenciado em Filosofia e Desenvolvimento de Empresas pela Universidade Católica, o ainda vereador candidatou-se à liderança da distrital de Braga do PS em 2020, tendo recolhido 44% dos votos contra os 56% de Joaquim Barreto, num processo que dividiu a concelhia de Guimarães.

Já Fernando Seara de Sá, o homem ao leme do urbanismo nos últimos quatro anos, também vai deixar a vereação. Licenciado em Arquitetura pela Universidade do Porto em 1983, participou na reabilitação do centro histórico vimaranense e foi sócio, entre 1990 e 2015, do gabinete de arquitetura Pitágoras, responsável por alguns dos equipamentos mais reconhecidos da cidade, como o pavilhão Multiusos, o Centro Cultural Vila Flor e o Centro Internacional de Artes José de Guimarães.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: