Pecuária, música e etnografia em Fermentões: Festa do Agricultor regressa
Após dois anos de interregno, a Festa do Agricultor está de volta à área entre o Museu da Agricultura e a Casa do Povo de Fermentões (CPF), com quase uma dezena de iniciativas que se estende de sexta-feira até domingo.
Desde 1977, o evento dá a conhecer instrumentos e tradições agrícolas daquela comunidade, desdobrando-se agora em vários números, que incluem um festival de folclore e um cortejo etnográfico.
O programa arranca às 22h00 de sexta-feira, com um momento de cantares de desafio, e prossegue na manhã de sábado com um desfile de gado (09h30) e com um concurso pecuário (10h00), estando a entrega dos prémios marcada para as 14h00. A tarde continua com uma garraiada, às 16h00, e termina com o festival de folclore, às 21h30.
Além do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Fermentões, o cartaz da 43.ª edição inclui as atuações do Rancho Folclórico Cultural e Etnográfico da Casa do Povo de São Pedro de Alva (Coimbra), do Rancho Paroquial de Guifões (Matosinhos) e do vizinho Rancho Folclórico do CSCD de Silvares. A Festa encerra no domingo, às 16h00, com o cortejo etnográfico.
Também a oficina de olaria da CPF, a cargo de Maria Fernanda Braga, estará aberta no sábado e no domingo, das 10h00 às 19h00.