skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

"Pela Paz na Ucrânia". Movimento traz 30 refugiados para Guimarães

Redação
Sociedade \ segunda-feira, março 21, 2022
© Direitos reservados
O movimento ‘Guimarães for Peace’ integra a Rede de Solidariedade do Município, através da campanha ‘Pela Paz na Ucrânia’.

Cinco viaturas, uma missão, 30 vidas que recomeçam com a paz que qualquer ser humano merece. O movimento ‘Guimarães for Peace’, que junta dezenas de empresários vimaranenses unidos pela paz mundial, já está a caminho de Wroclaw (Breslávia), na Polónia, onde irá entregar 3,5 toneladas de bens essenciais para quem procura sobreviver à guerra em território ucraniano.

O grupo de vimaranenses partiu no domingo de manhã e chega a território polaco na segunda-feira à noite. A terça, dia 22, será integralmente dedicada à entrega de ajuda humanitária, em Wroclaw (Breslávia), uma das cidades que mais refugiados ucranianos acolhe desde o início da guerra. No dia seguinte, a missão conhece o arranque da segunda etapa: trazer 30 refugiados para Guimarães, longe de um conflito que devasta aquele país do leste europeu. Após paragem para descanso junto da comunidade portuguesa de Paris, a caravana chegará a Guimarães ao final da tarde de quinta-feira, sendo recebida na Câmara Municipal de Guimarães. Os refugiados serão depois encaminhados para o edifício do Verbo Divino, onde encontrarão todas as condições de alojamento temporário para os primeiros dias na cidade berço.


Diogo Antunes, coordenador em território vimaranense, exalta o espírito de missão e entreajuda que envolve esta missão. “Num espaço de apenas cinco dias conseguimos com que tudo isto fosse possível. À medida que surgiam novas necessidades, notámos um envolvimento incrível por parte do tecido empresarial vimaranense. Todos ajudaram sem hesitar”. Diogo Antunes frisa ainda o contributo do Município para a missão humanitária pudesse acontecer: “o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, e a vereadora responsável pela Ação Social, Dra. Paula Oliveira, foram, desde a primeira hora de uma entrega e disponibilidade fora do comum, e por isso merecem o nosso total agradecimento e admiração”.


As cinco viaturas percorrem os 3 mil quilómetros que separam a cidade berço da Breslávia. Um percurso longo e cansativo, mas que se tornou mais fácil graças à ajuda de António Faria de Castro, emigrante português em Orleans, Paris, e de Maria do Céu, proprietária da Quinta da Pacheca, que ofereceu a estadia a toda a comitiva no seu hotel da capital francesa.


A chegada dos refugiados à cidade de Guimarães trará novos desafios para o ‘Guimarães for Peace’, que fará um levantamento de todas as necessidades das crianças, mulheres e idosos. Diogo Antunes deixa um apelo à sociedade vimaranense: “em breve necessitaremos da ajuda de todos, para que estes ucranianos que se preparam para chegar a Guimarães, possam sentir esta cidade como o seu novo lar”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70