skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Penha vai acolher Nossa Senhora de Fátima por quase dois meses

Redação
Sociedade \ quarta-feira, julho 14, 2021
© Direitos reservados
No domingo, Guimarães recebe imagem que vai permanecer no topo da montanha até 12 de setembro, dia da tradicional peregrinação. Irmandade quer receber na Penha os cristãos da região.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima que já visitou vários lugares de Portugal e do resto do mundo, sob a denominação de Virgem Peregrina, volta a Guimarães no domingo para repousar na Penha por quase dois meses, até à peregrinação anual à montanha, a 12 de setembro.

Um dos símbolos mais venerados pelos católicos portugueses, a Nossa Senhora de Fátima também foi vista na peregrinação à Penha de 1951, pelo que o juiz da Irmandade da Penha, Roriz Mendes, classificou esta presença em Guimarães como um “momento histórico e simbólico”.

“Este é um acontecimento grandioso e histórico”, disse, na terça-feira, em conferência de imprensa. “Todos podem cá vir encher o seu coração de alegria, falar com Nossa Senhora de Fátima, olhar a sua belíssima imagem, acender a sua vela ou oferecer as suas flores”.

Para o responsável do organismo que tutela a área turística da Penha, a presença da Virgem Peregrina vai permitir que “cristão e peregrinos de toda a região” se possam encontrar no topo do monte de Santa Catarina.

Para Roriz Mendes, a ânsia dos cristãos se encontrarem com a imagem pode ser ainda maior depois da “ausência de Fátima” a que foram forçados vários peregrinos. “Os cristãos não esquecem as imagens de 12 e 13 de maio de 2020: a imagem do Altar do Mundo vazio e em total solidão”, descreve.

No domingo, a imagem esculpida segundo indicações de Lúcia, um dos Três Pastorinhos de Fátima, vai ter duas receções. A primeira vai decorrer no coração da cidade, com os Bombeiros Voluntários de Guimarães a transportarem a Virgem Peregrina pela alameda Doutor Alfredo Pimenta, rua Paio Galvão, largo do Toural, largo Condessa do Juncal e rua Egas Moniz até à Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, onde estará à vista na eucaristia solene das 12h00.

A imagem permanece no templo medieval até às 17h30, altura em que a corporação de bombeiros a vai levar até ao Santuário da Penha, seguindo o percurso tradicional da peregrinação à penha, pela Costa. No cume da montanha, haverá eucaristia às 18h00, com a presença do Bispo Auxiliar de Braga, Nuno Almeida.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: