skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Peregrinação à Penha realiza-se pela 130.ª vez em 10 de setembro

Redação
Sociedade \ quinta-feira, agosto 24, 2023
© Direitos reservados
Cerimónia iniciada em 1894, com raízes no culto que existia desde o século XVIII, volta a realizar-se no segundo domingo do mês. Na semana anterior, a imagem do Carmo da Penha estará nas Taipas.

A principal cerimónia religiosa em torno da imagem de Nossa Senhora do Carmo da Penha volta a realizar-se em 10 de setembro. Habitualmente participada por milhares de fiéis da Igreja Católica, a 130.ª edição da Peregrinação à Penha vai ligar de novo a Colegiada de Nossa Senhora de Oliveira e o santuário no Monte de Santa Catarina, seguindo pela estrada da Costa.

A saída da imagem peregrina está marcada para as 08h15 e a eucaristia da peregrinação, ao ar livre, em frente ao santuário inaugurado em 1947, tem início marcado para as 11h00, sob presidência do arcebispo emérito de Braga, Jorge Ortiga. Esse dia encerra com um espetáculo musical, às 15h00.

O calendário da principal peregrinação do Arciprestado de Guimarães e Vizela estende-se, porém, ao longo da semana anterior, tendo epicentro em Caldas das Taipas. Depois de uma cerimónia com terço e eucaristia no dia 03 de setembro, domingo, a partir das 15h30, a imagem do Carmo da Penha desce do santuário rumo à paróquia de São Tomé de Caldelas. A sua igreja matriz vai acolher novenas diárias entre 04 e 08 de setembro, com terço e eucaristia a partir das 21h00.

No sábado, a imagem ruma à cidade para uma celebração na Basílica de São Pedro, no Toural, às 20h30, e para uma procissão de velas entre a basílica e a Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, a partir das 21h00.

A peregrinação à Penha surgiu em 08 de setembro de 1894, na sequência do culto a Nossa Senhora do Carmo da Penha iniciado no século XVIII, quando a vegetação no monte de Santa Catarina era ainda rasteira, sobressaindo os penedos.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73