skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Numa tarde de ventos em diferentes sentidos, Vitória empata com Rio Ave

Tiago Mendes Dias
Desporto \ sábado, julho 15, 2023
© Direitos reservados
Em mais um ensaio, o Vitória foi melhor na primeira parte e chegou ao intervalo na frente. Os vila-condenses responderam e empataram, antes de os comandados de Moreno reagirem no fim.

Ao intervalo, a brisa marítima de Vila do Conde soprava claramente a favor do Vitória: a equipa de Moreno vencia por 1-0, com golo de Jota Silva, após uma primeira metade em que foi quase sempre superior e desperdiçou ainda um par de ocasiões para dilatar a vantagem. As equipas regressaram dos balneários, as alterações sucederam-se em ambas as equipas e o vento mudou de sentido, auxiliando o esforço vila-condense em busca do empate, bem sucedido ao minuto 70. Nos 20 minutos finais, o Vitória estancou o ascendente dos anfitriões e ensaiou um par de remate perigosos à baliza, mas Charles também foi chamado a negar o golo a Hernâni, quando o extremo ex-Vitória seguia isolado para a baliza vitoriana.

Assim se resume o jogo de apresentação aos sócios do Rio Ave, que o Vitória apadrinhou, cumprindo mais uma etapa na preparação para a época 2023/24, que arranca oficialmente em 27 de julho, com a viagem à Eslovénia, para defrontar o Celje: é a primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa.

Novamente disposto num 3x5x2, o Vitória apresentou-se em campo com Bruno Varela na baliza, Alberto Costa, Manu Silva e Ni Rodrigues na defesa, Diogo Sousa, Dani Silva e Tiago Silva no meio-campo, com Miguel Maga e Nelson da Luz nos corredores. Os elementos mais adiantados eram Alisson Safira e Jota Silva, que inaugurou o marcador aos 11 minutos, com um remate de pé esquerdo.

Esse lance embalou o Vitória para uma primeira parte de supremacia territorial, materializada nas ocasiões desperdiçadas por Ni Rodrigues e por Alisson Safira até ao intervalo.

O Vitória regressou dos balneários com o mesmo sistema tático, mas as suas peças renovadas: Charles estava na baliza, Tounkara e Martim Alberto ladeavam Manu Silva na defesa, Bruno Gaspar, Tomás Händel, João Mendes, Gonçalo Nogueira e Jota Pereira compunham a linha intermédia, ficando o ataque à responsabilidade de André Silva e de Adrián Butzke.

A formação verde e branca também operou várias alterações e, aos poucos, começou a tomar conta das operações, aparecendo sistematicamente nas imediações da área vitoriana. Após dois lances de calafrios, Zé Manuel selou o empate vila-condense, aos 70 minutos.

O tento do empate lançou 20 minutos finais abertos, com as equipas a lançarem-se para o ataque em busca do tento do Vitória. André Silva foi o elemento mais perigoso nessa fase, mas o Rio Ave desperdiçou a ocasião mais flagrante: Charles travou Hernâni, isolado.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: