
PSD e CDS-PP renovam coligação “Juntos por Guimarães"
A coligação "Juntos por Guimarães", entre o PSD e o CDS-PP, foi oficialmente renovada na segunda-feira, 12 de maio, numa sessão lotada no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG). A cerimónia teve como ponto alto a assinatura do protocolo entre Ricardo Araújo (PSD) e Nuno Vieira Brito (CDS-PP), confirmando a continuidade da aliança iniciada em 2013.
Durante a sessão, Nuno Vieira Brito destacou que este momento "renova uma estratégia, uma motivação e uma força para mudar Guimarães", deixando ainda uma palavra de reconhecimento ao primeiro vereador eleito pelo CDS, Monteiro de Castro, pelo seu contributo para o desenvolvimento do concelho.
Já Ricardo Araújo aproveitou a ocasião para reforçar o seu apoio à candidatura de Luís Montenegro nas legislativas, sublinhando a importância de continuar a apoiar o governo que, segundo afirmou, "transformou o país e resolveu os problemas da vida das pessoas".
Relativamente à sua candidatura à Câmara Municipal, o atual deputado lançou um desafio ao adversário socialista, Ricardo Costa, pedindo-lhe que preste contas sobre o trabalho desenvolvido na Assembleia da República. Araújo reiterou o seu compromisso com Guimarães, destacando várias ações que encabeçou enquanto deputado, como: a intervenção na reabilitação do posto da GNR das Taipas; a defesa do projeto do Campus de Justiça, que acusou o PS de ter "metido na gaveta"; o acompanhamento da evolução da ULS do Alto Ave e a reivindicação da classificação do Hospital de Guimarães como hospital universitário; a presença da ministra da Cultura para assegurar o financiamento do CIAJG e assinar o protocolo de reabilitação da Igreja de Santa Marinha da Costa e do Padrão de D. João I.
Para Ricardo Araújo, esta coligação representa uma vontade clara de "libertar Guimarães das amarras do poder socialista", sendo "aberta a todos os que, no campo reformista e moderado, querem ver um concelho com mais crescimento e desenvolvimento".
"Quero um concelho com ambição, bom para os jovens e para os seniores. Quero fazer em Guimarães o que Luís Montenegro está a fazer no país", afirmou, garantindo também prioridade à melhoria da mobilidade e do transporte público, quer na cidade, quer nas freguesias.
A sessão contou ainda com a presença de Hugo Soares, secretário-geral do PSD e cabeça de lista da AD pelo círculo de Braga, que manifestou total apoio à candidatura de Ricardo Araújo."O Ricardo sente Guimarães como poucos e quer muito ser presidente da Câmara - e isso é meio caminho andado para lá chegar", disse, sublinhando a sua capacidade de estabelecer contactos no Governo para beneficiar o concelho.
De recordar que a coligação "Juntos por Guimarães" irá apresentar listas conjuntas à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e a todas as freguesias do concelho.