skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

PSD quer mostrar “experiências” de outras Câmaras à “família autárquica”

Redação
Política \ sexta-feira, novembro 04, 2022
© Direitos reservados
Autarcas de Braga, Famalicão e Cascais são oradores convidados para uma convenção cujo tema é “Cidade do Futuro”. Economia, mobilidade e ligação com freguesias serão tópicos em discussão.

O PSD de Guimarães prepara-se para fazer o balanço de um ano de mandato, reunindo vereadores, deputados à Assembleia Municipal, presidentes da Junta de Freguesia e membros das várias Assembleias de Freguesia no concelho numa tarde que servirá também para se discutir economia, mobilidade, governação económica e ligação entre poder municipal e freguesias.

A convenção autárquica social-democrata realiza-se a partir das 16h00 deste sábado, no Laboratório da Paisagem, e também recebe oradores de outros municípios para se debater a “Cidade do Futuro”, tema que norteia a sessão.

A par dos vereadores Bruno Fernandes e Hugo Ribeiro e do vice-presidente da Comissão Política Concelhia, Rui Armindo Freitas, vão discursar o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz. O objetivo é mostrar à “família autárquica” do PSD de Guimarães “experiências que têm sido fundamentais” noutros municípios.

“Vamos falar de mobilidade e transportes, de novas tecnologias na governação da cidade, analisar o papel dos municípios na promoção do desenvolvimento económico do concelho e discutir o papel das juntas de freguesia e das vilas no desenvolvimento global do concelho”, frisou o presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Guimarães, Ricardo Araújo, à margem da apresentação da proposta de passe social gratuito para a população vimaranense até aos 25 anos e dos 65 anos para cima.

O autarca de Braga, Ricardo Rio, foi precisamente convidado para falar da experiência de “desenvolvimento económico” num concelho que tem uma agência nesse sentido – a InvestBraga – e que, em 2013, elaborou um plano de desenvolvimento económico para a década, com consequente “captação de investimento” - entre 2013 e 2021, o município bracarense captou 86 milhões de euros por influência da agência, o que se traduziu em 700 novos postos de trabalho.

Miguel Pinto Luz vai falar de “governação digital, smart cities e mobilidade” num concelho com “política ativa e agressiva” de promoção dos transportes públicos – são gratuitos para toda a população – e da mobilidade elétrica.

Já Mário Passos vai falar sobre “o papel das freguesias e das vilas na promoção do desenvolvimento do concelho”, após ter sido vereador com esse pelouro nos mandatos autárquicos de Paulo Cunha, entre 2013 e 2021. “Temos vindo a defender um reforço das competências das freguesias, com um aumento da dotação financeira da Câmara para as freguesias”, vinca.

O encontro servirá também para projetar o trabalho até 2025, ano em que os munícipes voltam às urnas para escolherem os órgãos autárquicos.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: