skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
21 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Produtora de cinema Bando à Parte recolhe filmes em DVD para a prisão

Redação
Sociedade \ quarta-feira, dezembro 27, 2023
© Direitos reservados
Iniciativa quer contribuir para o “desenvolvimento da cinefilia” entre os reclusos do Estabelecimento Prisional de Guimarães, vinca a produtora sediada na cidade berço.

Maior empresa de produção cinematográfica do Norte de Portugal, a Bando à Parte está a organizar uma recolha de filmes em DVD para reforçar a videoteca do Estabelecimento Prisional de Guimarães (EPG).

A intenção é “potenciar a diversidade de filmes acessíveis aos reclusos e ajudar no desenvolvimento da cinefilia da comunidade prisional”, ao mesmo tempo que são retomadas “outras ações de exibição e formação” na prisão, esclarece a produtora através de uma publicação nas redes sociais. As doações de filmes em DVD podem ser feitas no Centro para os Assuntos de Arte e Arquitectura (CAAA), equipamento que alberga a Bando à Parte.

Criado em 1989, o EPG abrange as comarcas de Guimarães, Fafe, Cabeceiras de Basto, Felgueiras e Lousada, albergando, neste momento, 68 reclusos.

Responsável pela produção de longas e curtas metragens de ficção, curtas e longas metragens de animação e documentários cinematográficos, a Bando à Parte já viu filmes estreados em alguns dos principais festivais de cinema, nomeadamente Cannes, Veneza e Berlim.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73