skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 outubro 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Requalificação do centro de saúde de Urgezes estende-se por mais um mês

Redação
Saúde \ terça-feira, outubro 27, 2026
© Direitos reservados
Prorrogação do prazo contempla um gasto adicional de 62 mil euros, mas presidente da Câmara assegura que essa e outras obras financiadas pelo PRR estarão concluídas até ao final do ano.

A Câmara Municipal de Guimarães aprovou, por unanimidade, a proposta de trabalhos complementares e de prorrogação do prazo inerente à requalificação do Centro de Saúde de Guimarães, localizado em Urgezes, que abarca duas unidades de saúde familiar (USF) – a Vimaranes e a Afonso Henriques –, na reunião quinzenal desta segunda-feira.

A proposta contempla um gasto adicional de 62.453 euros na manutenção do estaleiro, no desenvolvimento do Plano de Gestão Ambiental Sustentável, no Plano de Prevenção e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição, no Projeto de Higiene e Segurança no Trabalho e em contentores.

Adjudicada em 24 de novembro de 2025 à empresa vimaranense NVE Engenharias, por 2,48 milhões de euros mais IVA, a obra arrancou em 11 de fevereiro, com um prazo de execução de 240 dias – oito meses. Com a prorrogação de um mês, a conclusão prevista da empreitada passa de outubro para novembro, mês que vai ao encontro da previsão do presidente da Câmara, Ricardo Araújo, para a conclusão de todas as obras no concelho financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

"Relativamente ao centro de saúde de Urgezes, prevemos que, até ao final de novembro, a obra possa estar concluída. Todas estas obras do PRR, até ao final deste ano, vão ser inauguradas. É esse o nosso plano, seja para a escola-hotel do IPCA, seja para a residência universitária do Avepark, seja para o novo centro de saúde da Encosta da Penha, ou seja para o centro de saúde de Urgezes", adiantou.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo