skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
13 julho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Revisão do PDM prevê ligação entre Avenida D. João IV e Mesão Frio

Bruno José Ferreira
Sociedade \ sábado, junho 15, 2024
© Direitos reservados
Ana Cotter diz que a mobilidade “está a ser muito trabalhada”. Perspetiva o alargamento, com possível canal dedicado de transporte público, nas Estradas Nacionais 101, 105 e 206.

O novo Plano Diretor Municipal (PDM) do concelho de Guimarães terá vertido “muito trabalho feito no âmbito da mobilidade”, de acordo com a vereadora Ana Cotter, responsável por esta pasta.

À margem da última reunião de câmara, na qual abordou três dezenas de propostas de contratos de planeamento considerados “estruturantes” para o concelho, Ana Cotter sustentou que o município deveria intervir em algumas áreas nas quais sejam necessárias infraestruturas públicas de apoio aos empreendimentos em causa.

Nesta lógica inserem-se questões de mobilidade, como a vereadora reconheceu. “Estas propostas são de índole privada, no entanto o município poderá acompanhar em casos que possa ser demasiado pesado para o privado quando para uma determinada área seja necessária alguma infraestrutura, nisso remeto para a mobilidade”, disse.

Esta é “uma questão que preocupa”, reconheceu, mas que “está a ser muito trabalhada em conjunto”: “Vamos crescer muito e temos questões de mobilidade. Todo este plano tem de ser, e é na consciência que vai ser, que se está a abrir esta porta, trabalhado em conjunto”, atirou.

Questionada pelo Jornal de Guimarães sobre a introdução de canais dedicados de transporte público, para além do projeto existente de ligação ao norte do concelho, Ana Cotter adiantou algumas das vertentes que estão a ser trabalhadas.

“Para além da estrada Nacional 101 temos trabalhado a 105 e na 206. Também estamos a trabalhar na questão da linha férrea, estamos ainda a trabalhar na via que vai conectar a Avenida D. João IV até Mesão Frio, até ao parque da cidade. As estradas nacionais estão com a mesma intenção de alargamento e eventualmente a questão identificada”, atirou.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73