
São Torcato encheu para apoiar lista do PS liderada por Nuno Chaves
São Torcato viveu, no último sábado, um momento de forte mobilização popular com a apresentação da lista do Partido Socialista à Junta de Freguesia, encabeçada por Nuno Chaves. A Escola Básica do Vale encheu-se para ouvir propostas e compromissos que o candidato traçou para o futuro da vila.
No discurso de apresentação, Nuno Chaves evocou os 25 anos de vida em São Torcato, sublinhando o orgulho em servir a comunidade que o acolheu. Assumiu uma candidatura assente na proximidade, seriedade e compromisso, com prioridades muito concretas: resolver os problemas de saneamento e águas pluviais, garantir uma freguesia mais limpa, trazer de volta um multibanco, requalificar o cemitério, reforçar a segurança rodoviária, criar um regulamento de apoio às coletividades, modernizar a comunicação da Junta e instalar um gabinete de apoio ao cidadão, complementado com um Espaço Cidadão/Empresa. Entre as medidas estruturantes, destacou ainda a construção de um edifício multifuncional que sirva tanto a comunidade como o tecido associativo.
O candidato socialista apresentou também respostas específicas a desafios da freguesia, como soluções de habitação acessível para jovens e famílias, em parceria com a Câmara Municipal, e o programa “Ninguém Envelhece Sozinho”, que pretende combater a solidão, promover atividades culturais e desportivas e assegurar acompanhamento psicológico para a população sénior.
“Não podemos ter respostas antigas para problemas atuais dos cidadãos”, frisou ainda Ricardo Costa, candidato à Câmara Municipal e sublinhou investimentos estruturais como a nova ligação ao Parque Industrial, a duplicação da área industrial e a construção de habitação a custos controlados. Entre as propostas, destacou ainda a criação de um hub tecnológico ligado às energias renováveis, como motor de inovação e investigação, reforçando que “afirmar São Torcato é também afirmar Guimarães”.
A noite contou também com momentos culturais, incluindo a atuação da fadista Elsa Ribeiro e a declamação de poemas por Diana Araújo.