skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Filme sobre falência de fábrica de lingerie lançou debate sobre a mulher

Redação
Sociedade \ quinta-feira, março 16, 2023
© Direitos reservados
No Centro Cultural Vila Flor, discutiu-se sobre desigualdade salarial após exibido o filme “Entre nossas mãos”, em iniciativa conjunta do Movimento Democrático de Mulheres e do Cineclube de Guimarães.

Os “salários baixos praticados na indústria” e a “necessidade do reforço do Serviço Nacional de Saúde para dar respostas preventivas de doenças profissionais ou de saúde mental” foram assuntos discutidos na quarta-feira à noite no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), após a exibição do filme “Entre nossas mãos” (2010), numa ação conjunta do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) e do Cineclube de Guimarães.

Depois da participação de uma centena de mulheres do distrito de Braga na manifestação nacional realizada a 04 de março, no Porto, a propósito do Dia Internacional da Mulher, o MDM esteve em Guimarães para uma sessão que retratou “o processo de falência de uma fábrica de lingerie”, através do documentário de 87 minutos, realizado pela cineasta francesa Mariana Otero.

Nessa película, “os trabalhadores decidem lutar para salvar seus empregos, assumindo a empresa em forma de cooperativa”, o que levanta “questões sociais e económicas”. “Com muita luta, os seus trabalhadores, maioritariamente mulheres, descobrem uma liberdade nunca antes sentida”, frisa o comunicado do MDM, a propósito de uma sessão que contou com uma das suas dirigentes nacionais, Mariana Silva, e da dirigente do Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes, Susana Freitas.

As comemorações do Dia Internacional da Mulher em Guimarães terão pelo menos mais uma iniciativa até ao final do mês: prisioneira política durante a ditadura do Estado Novo, Conceição Matos estará na apresentação pública do livro “Elas Estiveram nas Prisões do Fascismo”, a realizar-se no Café Milenário, às 18h00 de 30 de Março, uma quinta-feira.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: