skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Sociedade Martins Sarmento reagiu à morte de Jorge Sampaio

Redação
Cultura \ sexta-feira, setembro 10, 2021
© Direitos reservados
O antigo Presidente da República faleceu esta manhã aos 81 anos, no hospital de Santa Cruz. Em sinal de respeito e homenagem a Sociedade Martins Sarmento colocou em meia haste a sua bandeira.

Jorge Sampaio, antigo Presidente da República, esteve sempre ligado à cidade de Guimarães, tendo sido distinguido com a Medalha de Ouro da Cidade em 2010, nas cerimónias do 24 de junho. Dois anos depois presidiu o conselho geral da Fundação Cidade de Guimarães, entidade responsável pela organização da Capital Europeia da Cultura, em 2012. Em sua memória e homenagem, a Sociedade Martins Sarmento colocou bandeira a meia haste.

Comunicado na íntegra:

"Era sócio honorário da Sociedade Martins Sarmento, distinção que lhe foi conferida por deliberação da Assembleia Geral de 11 de Dezembro de 1999, sob proposta da Direcção. Conforme consta da respectiva acta, o Dr. Santos Simões, então Presidente da Direcção “Aludindo primeiramente à figura do Dr. Jorge Sampaio, Presidente da República, que, para além do alto cargo que exerce e que só por si justificaria a distinção, é um grande amigo de Guimarães e da Sociedade Martins Sarmento, sempre se tendo disponibilizado, desde o início do seu mandato, para ajudar a Direcção em todas e quaisquer acções de valorização e de engrandecimento da Sociedade e da cidade.

Na verdade, o Dr. Jorge Sampaio esteve sempre próximo de Guimarães, a que o ligavam também laços familiares. Em 2010, foi-lhe atribuída a medalha de ouro da cidade. No âmbito cultural, salienta-se a sua intervenção permanente na “Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura”, tendo presidido à Fundação Cidade de Guimarães.  

Desde jovem e ao longo de toda a sua vida, o Dr. Jorge Sampaio manteve uma intensa atividade política, sempre orientada pelos valores da Liberdade, Democracia e Solidariedade que desenvolveu em múltiplos campos e instituições, incluindo o desempenho dos mais importantes cargos do Estado de que naturalmente se destaca o de Presidente da República (1996-2006). Sublinha-se ainda a sua presença e representação em organismos internacionais, nomeadamente da ONU, e iniciativas humanitárias de elevado significado e importância como a Plataforma de Apoio aos Estudantes Sírios que propunha agora alargar a Refugiados Afegãos".

 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: