skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
21 maio 2022
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Trânsito volta ao segundo troço da Padre António Caldas. Terceiro em obras

Redação
Sociedade \ domingo, maio 01, 2022
© Direitos reservados
Os veículos circulam de novo no segmento entre a rua Dom Cristóvão de São Boaventura e a rua Xavier de Carvalho a partir de segunda-feira. Começa a intervenção até à vizinhança da academia do Vitória.

A partir desta segunda-feira, o trânsito rodoviário volta a ocupar a parcela que une os entroncamentos com a rua São Cristóvão de Boaventura, onde se encontra uma bomba de gasolina, e a rua Xavier de Carvalho, que dá acesso à prisão, à área do Cano e à Igreja de São Dâmaso, incluindo também as ruas do Paço dos Duques de Bragança e Dona Urraca, contíguas à colina sagrada.

A reabertura desse troço da rua Padre António Caldas dá-se numa altura em que estão “reunidas as condições de circulação rodoviária e pedonal necessárias”, anunciou a Câmara Municipal neste domingo.

Restam, contudo, “trabalhos de finalização de pavimentação em zona de passeio e ciclovia, bem como de ajardinamento das áreas verdes” para a conclusão da obra, correspondente à segunda fase de toda a empreitada na rua, orçamentada em 2,88 milhões de euros, segundo o contrato assinado entre município e a construtora Alberto Couto Alves.

Os veículos regressam àquele troço ao fim de mais de cinco meses de obras, cujo prazo previsto de conclusão era precisamente abril de 2022. A primeira fase, correspondente à rua D. Constança de Noronha, arrancou em março de 2021 e foi concluída em novembro, e a terceira arranca precisamente nesta segunda-feira, do entroncamento com a Xavier de Carvalho ao entroncamento com a rua da Unidade Vimaranense, que liga diretamente à entrada para a academia do Vitória SC.

A empreitada prevê ainda uma quarta fase de requalificação, entre a ligação para a rua Unidade Vimaranense e a rotunda de acesso à Escola Santos Simões, bem como ao Parque da Cidade (Avenida Rio de Janeiro).

 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #28