
UMinho lança projeto para cuidados domiciliários 24h a idosos dependentes
A Universidade do Minho lançou recentemente a "Kindness & Care", a sua nova spin-off dedicada à prestação de cuidados domiciliários a pessoas idosas dependentes. Este projeto, o primeiro do género oriundo da Escola Superior de Enfermagem (ESE) da UMinho, foca-se no bem-estar integral dos utentes e das suas famílias, garantindo assistência permanente e especializada, para já, na região de Braga.
"A equipa multidisciplinar está ao dispor 24 horas por dia", lê-se na apresentação do projeto, que sublinha o objetivo de aplicar os mais recentes avanços em enfermagem em contexto domiciliário.
A "Kindness & Care" oferece uma abordagem contínua, integrada e centrada na pessoa, com atenção ao bem-estar físico, emocional e social. Entre os focos estão a reabilitação, gestão da vulnerabilidade, capacitação de cuidadores e melhoria da qualidade dos cuidados e da tomada de decisão clínica.
A atribuição oficial do estatuto de spin-off foi feita pela vice-reitora para a Investigação e Inovação da UMinho, Sandra Paiva, numa sessão que contou com os mentores da empresa, Cláudia Augusto e Armando Augusto, e com a coordenadora de Empreendedorismo da TecMinho, Clara Silva.
O processo contou com pareceres positivos dos professores Fernando Petronilho e Manuela Machado (ESE), bem como de Rafaela Rosário, diretora do Centro de Investigação em Enfermagem.
Durante a fase de desenvolvimento, a equipa participou no Laboratório de Empresas da TecMinho, o que permitiu "validar o modelo de negócio, apoiar a estruturação da proposta de valor e identificar necessidades do mercado", conforme explica o comunicado da UMinho.
A UMinho tem atualmente cerca de 50 spin-offs ativas em áreas como engenharia, ciências e, agora, também na enfermagem. Podem ser consultadas mais informações sobre o projeto no site oficial do mesmo.