skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

UMinho: Paula Remoaldo é a nova presidente do Instituto de Ciências Sociais

Redação
Ciência & Tecnologia \ segunda-feira, maio 23, 2022
© Direitos reservados
A professora do Departamento de Geografia, sediado em Azurém, substitui no cargo a socióloga vimaranense Helena Machado, com mandato até 2025.

O Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho (UM) tem uma nova presidente a partir desta terça-feira: professora catedrática do Departamento de Geografia, Paula Remoaldo toma posse às 10h00, no campus de Gualtar, em Braga, substituindo a vimaranense Helena Machado, docente do Departamento de Sociologia que ocupava o cargo desde 2019.

Doutorada em Geografia Humana pela UMinho, Paula Remoaldo integra o Departamento de Geografia, o único entre os quatro do ICS sediado no campus de Azurém, e também o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT). No mandato com duração prevista até 2025, a nova presidente terá como vices Alexandra Esteves, do Departamento de História, Maria José Caldeira, do Departamento de Geografia, e Ana Melo, do Departamento de Ciências da Comunicação.

Investigadora em turismo cultural e criativo, desenvolvimento regional e local, bem como geografia da saúde, Paula Remoaldo conta com 308 publicações, entre as quais 20 livros e 72 capítulos de livros, e já proferiu 284 comunicações em congressos em 18 países, tendo coorganizado 119 eventos científicos e orientado 71 estudantes de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento, assim como bolseiros.

Fundado em novembro de 1976, o ICS congrega 83 docentes, 24 investigadores, 17 funcionários e 1607 estudantes, distribuídos por seis licenciaturas, nove mestrados e seis programas doutorais, sob a alçada de quatro departamentos – Ciências da Comunicação, Geografia, História, Sociologia – e de quatro centros de investigação: o Lab2PT, em parceria com a Escola de Arquitetura, Arte e Design, o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), bem como os polos do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS-UMinho) e do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UMinho).

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: