skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Universidade de Coimbra cria prémio em memória de Joaquim Norberto Pires

Redação
Ciência & Tecnologia \ quarta-feira, julho 20, 2022
© Direitos reservados
Homenagem ao malogrado investigador vimaranense tenciona premiar anualmente um projeto considerado inovador com uma verba de 6.000 euros, lê-se no anúncio da instituição.

Quase um ano depois da morte de Joaquim Norberto Pires, a 10 de agosto de 2021, num fatal acidente rodoviário aos 55 anos, a Universidade de Coimbra (UC) decidiu inscrever o nome do vimaranense ligado à Faculdade de Ciências e Tecnologia, especialista em robótica, num prémio que visa “estimular e reconhecer iniciativas inovadoras”, lê-se no comunicado emitido nesta quarta-feira pela instituição de ensino superior.

O Prémio Inovação Joaquim Norberto Pires destina-se a iniciativas “concebidas e desenvolvidas por estudantes, colaboradores, docentes ou investigadores da UC, ou pessoas que apresentem qualquer tipo de vínculo académico ou funcional com a instituição, no contexto da sua atividade”.

As candidaturas à primeira edição do prémio decorrem entre esta quarta-feira e 30 de setembro, conhecendo-se o vencedor a 09 de novembro, no Convento de São Francisco, em Coimbra. O projeto que o júri eleger como vencedor recebe 6.000 euros; caso haja duas propostas vencedoras, atribuem-se 3.000 euros a cada uma das propostas.

O prémio foi proposto pelo Conselho Geral da Universidade, órgão a que Norberto Pires pertencia, sendo coordenador da Comissão de Inovação, Serviço e Relação com a Comunidade.

“A proposta de criação deste galardão nasceu para, em simultâneo, reconhecer e distinguir iniciativas inovadoras desenvolvidas no âmbito da Universidade e homenagear o conselheiro Norberto Pires, que, tendo partido cedo demais, viveu, no entanto, o suficiente para deixar uma marca muito forte na inovação na UC”, explicou a presidente do Conselho Geral, Gabriela Figueiredo Dias.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: