skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Valor máximo do passe mensal cai para 30 euros com apoio do PART

Redação
Sociedade \ segunda-feira, abril 04, 2022
© Direitos reservados
Novas medidas do programa tutelado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes suportam a diferença entre o valor do passe social e o novo preço máximo a partir de maio.

Circular numa viatura Guimabus ou de qualquer outro operador de transporte em Guimarães a partir de maio vai ter um custo máximo de 30 euros por mês para qualquer munícipe que deseje adquirir passe mensal. Essa é uma das alterações previstas ao abrigo das novas medidas do Programa de Apoio à Redução Tarifária, implementado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes para incentivar o uso dos transportes públicos.

No caso vimaranense, a Câmara Municipal de Guimarães esclarece que “os munícipes do concelho não pagarão mais de 30 euros no valor do passe mensal nas deslocações com origem e destino em Guimarães”, graças à “comparticipação do diferencial entre o valor do passe social da CIM do Ave”, “com uma redução de 50%”, e o valor de 30 euros.

Antes, já no mês em curso, os alunos do ensino superior residentes em Guimarães vão poder “usufruir da gratuitidade do passe mensal”, também através da “comparticipação do valor remanescente do passe social da CIM do Ave”, “com redução de 50%”, no âmbito do serviço público rodoviário municipal, independente da localização do estabelecimento de ensino. Essa medida estende-se aos estudantes que frequentem o ensino superior em Guimarães, mesmo sem domicílio fiscal no concelho. 

A intermodalidade entre os transportes públicos rodoviário e ferroviário é outra das áreas abrangidas pelas novas medidas do PART, já que os detentores de passe de comboio, com origem ou destino em qualquer estação do concelho de Guimarães, podem usufruir de uma redução de 50% no passe mensal.

A adesão às medidas do PART exige o preenchimento de um formulário disponível no portal da Câmara Municipal de Guimarães, a entregar depois, “juntamente com os documentos constantes do mesmo”, na bilheteira da respetiva empresa de transporte público; no caso da Guimabus, esse posto situa-se na Central de Camionagem.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: