skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Celje está “vivo” e quer ser protagonista frente ao Vitória

Tiago Mendes Dias
Desporto \ quarta-feira, agosto 02, 2023
© Direitos reservados
Treinador Albert Riera diz que os eslovenos podem aproveitar espaços e possíveis oportunidades para ganharem e seguirem em frente. Capitão Popovic espera melhorias nas bolas paradas defensivas.

O Celje chega a Guimarães com uma desvantagem de 4-3, fruto da derrota caseira da primeira mão, mas chega ao segundo e decisivo jogo com o objetivo de seguir na Liga Conferência Europa ainda de pé: “Disse, antes da primeira mão, que este não era um jogo de 90 minutos, mas de 180 minutos. Queríamos chegar aqui vivos e estamos, mas temos uma desvantagem de um golo”, começou por dizer Albert Riera, treinador contratado pelo Celje há pouco mais de duas semanas.

O espanhol de 41 anos, campeão esloveno em 2022/23 pelo Olimpija Lijubljana, frisou que a sua equipa vai jogar num “ambiente difícil” e motivador - “difícil é motivar um jogador quando joga com pouca gente nas bancadas ou quando os estádios estavam à porta fechada” -, orientando o foco para aproveitar as oportunidades nos espaços que o Vitória vai ceder. O seu principal desígnio é que os eslovenos sejam protagonistas no jogo, tal como na segunda parte da primeira mão.

“Se se ataca muito, defende-se menos. Deixa-se menos jogadores atrás. Somos uma equipa capaz de aproveitar espaços. Temos de aproveitar isso. Quero que o Celje seja protagonista a jogar contra uma equipa grande. Queremos repetir a segunda parte. Na primeira, marcámos primeiro e sentimos o peso psicológico da vantagem. Disse à minha equipa que quando marca o primeiro golo tem de ir atrás do segundo”, vincou.

A formação azul e amarela espera, por isso, apresentar-se no D. Afonso Henriques com os olhos na vitória, embora de forma “inteligente e cautelosa”; o Celje deve, no seu entender, aproveitar os espaços” concedidos pela turma de Moreno e evoluir a nível defensivo.

“Dei-lhes toda a informação sobre o que fazer com bola e sem bola. O futebol é feito de erros, mas a zona do relvado onde são cometidos pode fazer a diferença. Temos de ser melhores a defender. Sabemos onde falhámos [na primeira mão]. Esperamos estar melhores amanhã [quinta-feira]”, realçou.

 

Popovic: “Concedemos golos facilitados em bolas paradas”

Aos 33 anos, Denis Popovic, médio e capitão do Celje, acredita na passagem da sua equipa à terceira pré-eliminatória da competição se melhorar a postura nas bolas paradas defensivas. “Na primeira mão, mostramos que podemos competir com Vitória, mas concedemos golos facilitados em bolas paradas. (…) Isso foi foco na preparação para este jogo. Não preparámos os penáltis, porque acreditamos que podemos seguir em frente durante o tempo regulamentar”, vincou.

Dennis Popovic é um dos regressos à equipa do Celje após lesão, tal como o guarda-redes Rozman. Por outro lado, estão de fora Obradovic, guarda-redes titular na primeira mão, Koderman, lateral esquerdo titular na semana passada, bem como Kvesic e Ajhmaher.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: