Vitória SC vai disputar competições europeias oficiais pela 22.ª época
O trajeto europeu que começou na temporada 1969/70, na eliminatória com o Banik Ostrava (Checoslováquia), para a Taça das Cidades com Feira, vai conhecer mais uma etapa na temporada 2024/25: o Vitória sabe que pelo menos estará na Liga Conferência Europa na próxima época, depois de garantir matematicamente o quinto lugar na Liga Portugal Betclic. Será a 22.ª temporada a preto e branco nas provas europeias.
Após o sexto lugar das temporadas 2021/22 e 2022/23, a equipa treinada por Álvaro Pacheco sabe que pelo menos vai trepar um degrau classificativo na temporada em curso, face ao empate do Arouca, o agora sexto classificado, no terreno do Rio Ave e à derrota do Moreirense na receção ao Gil Vicente, neste sábado.
Na luta pelo terceiro lugar com o FC Porto e o Sporting de Braga, equipas com mais dois pontos a cinco jornadas do fim do campeonato, o Vitória vai disputar na próxima época a Liga Conferência Europa ou a Liga Europa, prova à qual só poderá aceder caso termine o campeonato no terceiro posto.
Se se considerar a Liga Europa como continuidade da antiga Taça UEFA, estamos a falar da competição com mais presenças vitorianas. E também as mais bem sucedidas: o Vitória atingiu os quartos de final na época 1986/87 e a 3.ª Eliminatória em 1987/88. A equipa de Guimarães também já disputou o acesso à Liga dos Campeões em 2008/09 e a extinta Taça das Taças em 1988/89.
Se se contabilizar as duas presenças na Taça Intertoto durante a década de 70 do século XX, então o Vitória vai somar a 24.ª presença europeia.