skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Xadrez: Vitória atinge escalão máximo em dois anos de competição

Redação
Desporto \ quarta-feira, junho 07, 2023
© Direitos reservados
Oficialmente iniciado em abril de 2021, o xadrez vitoriano subiu da 3.ª para a 2.ª Divisão Nacional no ano passado e subiu mais um degrau a nível nacional, ao vencer a Série A do segundo escalão.

O Vitória SC venceu a Série A da 2.ª Divisão de xadrez e conquistou o direito a participar, pela primeira vez, na 1.ª Divisão Nacional de xadrez. O clube sobe assim dois escalões em duas épocas consecutivas, depois de o ter feito da 3.ª para a 2.ª em 2022.

A equipa vitoriana cumpriu uma jornada dupla sendo que o embate frente à EX Porto/Efanor, os dois líderes, iria decidir o primeiro lugar da série e a respetiva promoção ao escalão maior do xadrez nacional.

Pelo Vitória, atuaram André Sousa, David Silva, Bernardo Maestre e David Gómez que alcançaram um empate 2-2, com vantagem para os conquistadores no desempate pelo total de pontos de tabuleiro (31,5 contra 27,5).

No segundo jogo, os vitorianos André Sousa, Bernardo Maestre, Pedro Gil e Paulo Pinho venceram o GX Porto por 4-0 na última jornada, garantindo o primeiro lugar.

A equipa do Vitória vai disputar com o AC Sismaria e a ADRC Mata de Benfica o título nacional da II Divisão, nos dias 22 e 23 de julho, em São João da Madeira.

 

Equipas B e C também sobem de divisão

Com a subida da equipa A, as equipas B e C do Vitória também concretizaram as suas respetivas subidas de divisão já conquistadas nos tabuleiros.

A equipa B vitoriana, a disputar a 3.ª Divisão Nacional, já tinha conquistado na jornada anterior o primeiro lugar da sua série e vê agora confirmada a subida à 2.ª Divisão Nacional.

Por sua vez, a equipa C dos conquistadores, ficou em segundo lugar no Campeonato Distrital de Braga garantindo também a subida à 3.ª Divisão Nacional.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: