As Nicolinas são um… mundo!
Dois anos depois, já não há restrições. As Festas Nicolinas voltam a sair à rua para celebrar o santo protetor dos estudantes de Guimarães, justamente numa altura em que decorre o Mundial de Futebol.
Hoje, ninguém fica fora de jogo e estão todos convocados para participarem na maior festa de estudantes à escala planetária. Uma festa secular que a pandemia interrompeu parcialmente, mas que a tradição não impediu de voltar a selecionar os usos e costumes vimaranenses, a cada mês de novembro.
Caixas afinadas? Bombos preparados? As Festas Nicolinas 2022 estão quase a começar! Os treinos e os ensaios já foram feitos e, agora, é a valer. Hoje sem máscara, São Nicolau já convocou todos os Santos (o Fernando, também) para que esta terça-feira tenhamos os condimentos necessários para a melhor Noite do Pinheiro: sem chuva e com frio, muito!
O calor humano tratará do resto nas ruas da cidade. O couro vai desfilar como outrora e a atmosfera vai vibrar com o troar de caixas e bombos, em respeito dos pergaminhos que fazem das Nicolinas um bem maior de Guimarães.
Vamos sentir como se a Seleção marcasse mais um golo. De penalty ou não! A Ceia Nicolina determinará o ritmo dos festejos numa noite de (re)encontros, em que novos e velhos amigos vão seguramente “Catar”… castanhas! É bem provável que os tons rosados dos rostos se confundam com Maçãzinhas. Ou que os jantares terminem a fazer lembrar as… Danças de São Nicolau!
Convém nunca esquecer que, para fazermos golos, é importante haver... Posses de bola! Se assim acontecer, teremos mais possibilidades de marcar golos. E de brindar! Para que possamos, depois, sair em cortejo. Que não haja roubalheiras, por favor! Ou teremos de recorrer mais vezes ao VAR – Vamos Aos Rojões!