skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS

Sempre e mais alto não será demais!

Vítor Oliveira
Opinião \ sábado, setembro 03, 2022
© Direitos reservados
E, num ápice, o Vitória passa a clube Centenário. O dia 22 de setembro está aí à porta.

Não parece, mas já entramos no mês em que o Vitória completa 100 anos. De história, de estórias, de momentos vividos com a intensidade que nos caracteriza. Não são as vitórias que nos movem. É o Clube. Será sempre o emblema, com o proeminente e espadaúdo Rei Afonso no centro! É por isso que dizemos que somos únicos. Queremos ganhar, sim! Nem sempre é possível, também é verdade! Mas o Vitória é que estará sempre acima de qualquer resultado, título ou campeonato.

Por norma, a revolta interior por não se ganhar ao domingo vai-se diluindo durante a semana. E no fim de semana seguinte renova-se a vontade e a esperança de vencer. Podemos carpir mágoas acerca do rendimento da equipa! Mas estamos sempre lá, de alma e coração. Hoje e sempre, é o Vitória que nos move. Entre nós, até podemos criticar este ou aquele aspeto. Mas ai de quem estiver fora e disser mal do que nós até, eventualmente, podemos achar que não está bem…

“És sócio do Vitória? Então…”
(É assim que costumamos responder, acrescentando um ou outro vernáculo, se houver necessidade). Não reconhecemos em ninguém, senão a nós, sócios, a legitimidade de “dizer mal” do clube do Rei.

Podemos discordar, contestar, apontar caminhos alternativos. O que não podemos nunca esquecer é que os nossos adversários não estão dentro do clube, pois é muito mais forte o que nos une do que o que nos separa. O Vitória é a nossa alegria, o nosso orgulho. É a Vitamina V que nos faz entrar na semana com um sorriso rasgado ou com o humor tolhido. É o embaixador de Guimarães que nos faz sair à rua para festejar uma conquista ou para manifestar um sentimento numa marcha branca.

Porque somos o clube dos adeptos que só têm um Amor. Dos adeptos que gostam tudo preto no branco. E que tudo fazem para ter a vida (desportiva) mais colorida. Queremos momentos de felicidade, pois! Queremos vencer. Queremos transformar a paixão em títulos. Somos o clube que damos goleadas todas as semanas no apoio à equipa. O clube com os adeptos que "levam" o seu autocarro à saída da cidade, quando o Vitória disputa uma final da Taça, no Jamor. O Vitória que emudeceu o Arsenal, em 2019. O Vitória que prestigia e coloca Guimarães na montra europeia.

O Vitória das cerca de duas dezenas de modalidades, do polo aquático, do andebol, voleibol, do basquetebol, do atletismo, do judo, do jiu-jitsu, ou do ténis de mesa. O Vitória que é uma religião! Dizemos que vamos à missa quando vamos vê-lo jogar. E hoje é dia de missa, na cidade dos Arcebispos. Um derby não se joga. Ganha-se!

Do alto dos seus 100 anos, ninguém tem dúvidas que o Vitória é um clube respeitável. Este sábado, até a cidade do nosso rival minhoto se vai vestir de branco no dia em que os dois clubes se defrontam! E, então sim, os vitorianos, este ano, sempre poderiam celebrar a sua Noite Branca…

Post Scriptum (PS):. Setembro parece sempre distante, mas o dia 22 está aí! E já merecemos uma(s) prendinha(s)…

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: